Início » Parintins 2023: Podcast destaca importância dos cuidados com a Saúde Vocal e Auditiva durante o festival
cultura

Parintins 2023: Podcast destaca importância dos cuidados com a Saúde Vocal e Auditiva durante o festival

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Podcrest é o podcast do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) no Amazonas

Com a proximidade do 56º Festival Folclórico de Parintins, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga, nesta quinta-feira (29/06), mais uma edição do Podcrest, o podcast da fundação específico para abordar assuntos relacionados à Vigilância em Saúde do Trabalhador, que pode ser acessado em: bit.ly/3XuboXe.

Com o tema “Capriche na prevenção, Garanta sua Saúde Vocal e Auditiva”, esse é o 12º episódio do Podcrest que, nesta edição, foi inspirado na cartilha de mesmo tema, que também pode ser acessada em: bit.ly/432AIou. Ambas as estratégias de Vigilância em Saúde do Trabalhador é uma produção do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Amazonas, integrante da FVS-RCP.

O Podcrest tem duração de 30 minutos e é narrado pelas fonoaudiólogas do Cerest do Amazonas, Socorro Soares e Ana Cristina Régis. Nesta edição, o Podcrest conta, também, com a participação do músico Luiz Carlos Barros de Carvalho Júnior, integrante do grupo Kablocos e da equipe da FVS-RCP como enfermeiro.

“A ideia é tornar acessível dicas de conservação auditiva e higiene vocal, de forma a alertar as agremiações de bois-bumbás para desenvolver a prevenção de perdas auditivas e distúrbios vocais relacionados ao trabalho, proporcionando melhores condições laborais e de qualidade de vida”, destaca a fonoaudióloga Socorro Soares, do Cerest do Amazonas.

Como público de interesse, a estratégia é destinada aos amantes do boi-bumbá, trabalhadores, sindicatos, profissionais de saúde e todos os que compartilham com a ideia da prevenção da saúde vocal e auditiva.

Estrutura

Embalados no “dois pra lá e dois pra cá”, a narração segue o estilo poético-literário, com verbetes sendo entoados em ritmo de toada de boi-bumbá, no intuito de se distanciar da linguagem técnica e se aproximar ainda mais do público de interesse do podcast.

Saúde do Trabalhador

Faz parte do monitoramento da Vigilância em Saúde, a Vigilância em Saúde do Trabalhador, em que são monitoradas as ações de prevenção de doenças que possam estar relacionadas com atividade laboral.

Especificamente para o 56º Festival Folclórico de Parintins, o episódio 12 do Podcrest, assim como a cartilha virtual “Capriche na prevenção e Garanta sua saúde vocal e auditiva”, foram ambientalizadas na realidade laboral dos trabalhadores que integram a equipe realizadora do festival, a partir do uso da voz e da audição, como profissionais músicos, técnicos, levantadores, amo do boi e apresentadores.

Com informações da assessoria.