Início » Marcos do Val presta depoimento à PF
Política

Marcos do Val presta depoimento à PF

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) presta depoimento à Polícia Federal (PF) sobre uma suposta trama golpista, nesta quarta-feira (19).

Em fevereiro, por meio de suas rede sociais, Do Val denunciou a suposta trama golpista envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em 15 de junho, a PF fez uma operação nos endereços ligados a Do Val e no Senado Federal. A operação foi autorizada por Moraes, que também determinou que o senador deveria prestar depoimento.

Na operação, foram apreendidos computadores, pen drives e um telefone celular.

A investigação foi aberta por determinação de Moraes em fevereiro, após o ministro afirmar que Do Val havia apresentado versões divergentes sobre os fatos em entrevistas e em um depoimento anterior à PF.

Entenda o caso

Em fevereiro deste ano, Marcos do Val acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) de organizarem uma reunião, no fim do ano passado, para propor o envolvimento do senador em um plano de golpe de Estado.

O senador contou, à época, que a proposta era gravar uma conversa dele com Moraes, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que o ministro dissesse que estaria extrapolando os limites constitucionais.

Com tal gravação em mãos, segundo Do Val, aliados do ex-presidente solicitariam a prisão de Moraes e a anulação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele negou, após a operação da PF, que tenha contado mais de uma versão sobre o caso. As contas do senador em redes sociais foram bloqueadas por determinação do STF.

Entre os crimes em que ele pode ser enquadrado, segundo as investigações, está o de divulgar informações sigilosas que podem causar prejuízo a outras pessoas.

De CNN Brasil.