Início » Mais de duas toneladas de produtos vencidos são apreendidas na Zona Leste
Amazonas Geral

Mais de duas toneladas de produtos vencidos são apreendidas na Zona Leste

Fraudadores maquiavam produtos para alongar data de vencimento

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu quase duas toneladas de produtos vencidos em um estabelecimento clandestino no bairro Mauazinho, na Zona Leste. Os produtos – barras de queijo, presunto e mortadela sem nota fiscal nem qualquer documento que indicasse sua procedência – eram fatiados e embalados com uma nova data de validade para serem comercializados. Os produtos impróprios para o consumo foram destruídos no aterro sanitário e o estabelecimento foi interditado. A operação foi realizada com apoio de agentes da Delegacia do Consumidor (Decon), da Polícia Civil.

A fiscal agropecuária médica veterinária, Gisele Torres, informa que, no total, foram apreendidos 2.083 quilos de produtos que eram processados sem o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), portanto, de maneira irregular. 

“O fracionamento desses tipos de produtos sem a presença do consumidor só pode ser feito com o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ativo. A certificação é a garantia que o consumidor tem de que o alimento foi processado segundo as normas higiênico-sanitárias pertinentes”, enfatizou.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, destaca que a agência está sempre a postos para atuar em ações que zelam pela saúde pública e pela segurança alimentar da população. “Nosso papel é garantir a inocuidade dos produtos de origem animal que chegam à mesa dos amazonenses, e temos na Visa Manaus uma grande parceira nesta missão no campo do varejo. Os estabelecimentos devem ter compromisso com a qualidade dos produtos que fabricam e precisam seguir as normas sanitárias e de biossegurança”, destacou.

Carcaça

Também na manhã desta quinta-feira, a Adaf apreendeu aproximadamente 500 quilos de carcaça de um bovino furtado de uma propriedade, em Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus), após uma ação das Polícias Civil e Militar do município. Por se encontrar imprópria para consumo, a carne foi descartada no aterro sanitário.


Responsável pela Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav), o técnico de fiscalização Ewerton Salvador Mariano conta que a Adaf foi acionada pelas polícias, após a prisão de três homens e a apreensão de um adolescente,   suspeitos de furtar um bovino de um produtor local. Com o quarteto, foram apreendidos 500 quilos de carne do animal. “Essa carne não podia ser consumida pela população devido ao risco à saúde, pois ela pode estar contaminada”, ressaltou.


Everton relatou que produtores do município têm reportado constantes furtos de animais nas propriedades, com a finalidade de abate clandestino e venda irregular para açougues, que comercializam a carne sem procedência comprovada para a população. “A partir do momento que a carne já se encontra para a venda ao consumidor final, a Adaf não pode agir, pois não podemos autuar esses estabelecimentos, está fora da nossa alçada. Por isso é importante conseguir impedir esse ciclo ainda na fase do abate”, explicou o servidor da autarquia.

Irregularidades na produção, transporte e armazenamento de produtos de origem animal podem ser denunciadas à Adaf pelo AdafOuv, por meio do número (92) 99380-9174 (ligação e WhatsApp).


Com informações da assessoria.