Início » Trump se torna primeiro ex-presidente dos EUA indiciado pela Justiça
Geral

Trump se torna primeiro ex-presidente dos EUA indiciado pela Justiça

Donald Trump foi indiciado na quinta-feira (30) pela Promotoria de Nova York um suposto pagamento para comprar o silêncio de uma atriz pornô em 2016. Assim, ele se torna o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos que terá que sentar no banco dos réus.

Depois que um grande júri estabelecido pela Promotoria votou a favor de acusar criminalmente o ex-presidente, o gabinete do promotor Alvin Bragg entrou em contato com o advogado de defesa “para coordenar sua rendição” em uma data a ser determinada.

“Entramos em contato nesta noite com o advogado do sr. Trump para coordenar a sua rendição ao gabinete do promotor de Manhattan para a leitura das acusações”, informou o gabinete de Bragg, observando que a acusação permanece “selada”.

Segundo a rede de TV CNN, Trump poderia enfrentar até 30 acusações relacionadas a fraude empresarial. O ex-presidente americano, que pretende concorrer novamente à Casa Branca em 2024, deve ser indiciado nos próximos dias pela Justiça estadual de Nova York pelo pagamento de 130.000 dólares à atriz pornô Stormy Daniels, garantiram veículos como “New York Times” e CNN, citando fontes ligadas ao caso.

“Isto é uma perseguição política e uma interferência no nível mais alto da história em uma eleição”, afirmou, em comunicado, o 45º presidente dos Estados Unidos, que acusa os “democratas radicais de esquerda” de “caça às bruxas para destruir o movimento Make America Great Again” (Maga), que ele representa.

A advogada Susan Necheles confirmou à AFP que Trump provavelmente comparecerá a uma audiência na próxima terça-feira.

“Esperamos que a leitura das acusações aconteça na terça-feira”, afirmou Necheles em um e-mail, sem revelar mais detalhes.

– ‘Trabalho sujo’ –

O magnata, 76, chamou em comunicado Alvin Bragg, responsável por seu caso, de “desgraça”, e o acusou de fazer “o trabalho sujo” do presidente Joe Biden, cuja vitória nas eleições de 2020 ele nunca reconheceu. Em sua plataforma Truth Social, após qualificar a acusação de “falsa, corrupta e vergonhosa”, ele garantiu: “eles sabem que não posso ter um julgamento justo em Nova York”, estado e cidade tradicionalmente democratas.

Com informações do Estado de Minas.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário