Início » Prefeitura de Manaus capacita médicos e enfermeiros para atuar no combate à hanseníase
Saúde

Prefeitura de Manaus capacita médicos e enfermeiros para atuar no combate à hanseníase

Prefeitura de Manaus está capacitando médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde para atuar no combate à hanseníase. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), o Curso Básico em Hanseníase para a Atenção Primária vai alcançar 100 profissionais dos cinco Distritos de Saúde (Disa) até o final deste semestre.

Reunindo 25 profissionais do Disa Oeste, Disa Rural e Disa Leste, a primeira turma do curso iniciou as atividades nesta segunda-feira, 10/4, na Sala de Reunião da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (DVAE/Semsa), situada no bairro da Paz, zona Oeste. Com carga horária de 20 horas, distribuídas em cinco dias, a formação segue até a quinta-feira, 13/4, e se encerra na próxima segunda-feira, 17/4, sempre das 8h às 12h. Outras três turmas vão receber a capacitação até o final de junho.

A chefe do Núcleo de Controle de Hanseníase (Nuhan/DVAE), Ingrid Simone Alves dos Santos, ressalta que a Semsa vem reforçando, ao longo dos últimos anos, as ações de capacitação com foco na detecção em tempo oportuno de casos novos de hanseníase.

“Com essa capacitação, estamos conseguindo qualificar nossas unidades de saúde em relação à detecção de casos. Anteriormente, os pacientes iam até a Fundação Alfredo da Matta para realizar atendimento. Hoje, as unidades de saúde da Semsa estão fazendo abordagens, realizando exames de pele, e enviando para os consultórios os pacientes com suspeita de hanseníase”, aponta.

De acordo com a chefe do Nuhan/DVAE, os médicos e enfermeiros participantes do curso recebem informações sobre o manejo clínico da hanseníase e aprendem como fazer a detecção da doença e a avaliação dos pacientes.

“Estamos com quatro turmas sendo capacitadas para viabilizar a busca ativa e a detecção de casos em tempo oportuno e, com certeza, chegarmos à quebra da cadeia de transmissão e à eliminação da doença”, assinala.

A agenda do Curso Básico em Hanseníase para a Atenção Primária segue até o final deste semestre, com novas turmas dos dias 24 a 27/4 e dia 2/5, reunindo profissionais de saúde do Disa Oeste, Disa Rural e Disa Leste; de 12 a 16/6, com trabalhadores do Disa Norte e Disa Sul; e de 19 a 23/6, com médicos e enfermeiros do Disa Norte e Disa Sul. Cada turma terá 25 participantes.