Início » Dengue: número de mortes dobra em relação ao mesmo período do ano passado; por que doença cresce no Brasil?
Saúde

Dengue: número de mortes dobra em relação ao mesmo período do ano passado; por que doença cresce no Brasil?

Foto: Fiocruz

O número de mortes por dengue no Brasil durante os três primeiros meses de 2023 já é o dobro do registrado no mesmo período em 2022, ano em que o país bateu o recorde histórico de óbitos pela doença com mais de mil vítimas fatais.

Segundo o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para arboviroses, instituído recentemente pelo Ministério da Saúde devido ao avanço alarmante dos vírus no Brasil, foram 139 mortes nas 12 primeiras semanas do ano, até o dia 31 de março.

Durante esse mesmo período do ano passado, o boletim epidemiológico para arboviroses da pasta publicado na época apontava um total de 70 vidas perdidas para a dengue. Além disso, o monitoramento mostrava 258.917 casos da arbovirose, enquanto em 2023 já foram registrados 496.130 diagnósticos até abril.

Posteriormente, os números confirmados do período em 2022 aumentaram, assim como os atuais devem crescer com a investigação dos casos em análise.

Além disso, de acordo com a última atualização do COE, desta segunda-feira, desde o fim de março já foram mais 53 vidas perdidas pela doença, totalizando 192 mortes até agora em 2023. Há ainda 249 suspeitas em investigação.

O informe mais recente também aponta que 4.282 dos 5.570 municípios brasileiros (76,9%) já registraram casos de dengue neste ano. A taxa de incidência do país está em 301 casos a cada 100 mil habitantes.

Esse indicador, no entanto, está acima da média em todos os estados da região Centro-Oeste e na maioria dos estados do Sul e do Sudeste, à exceção de Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Com informações de O Globo.