Início » Concurso premia projetos de saúde em até 15 mil reais
Notícias Corporativas

Concurso premia projetos de saúde em até 15 mil reais

FórumDCNTs promove o Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às CCNTs/DCNTs; nesta terceira edição serão 15 projetos finalistas e os 3 melhores recebem prêmios de até 15 mil reais

Pelo 3º ano consecutivo, o Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs) promove o Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às Condições/Doenças Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs/DCNTs), incluindo diabetes, obesidade, tabagismo, câncer, asma, entre outras condições.

O concurso visa identificar e valorizar projetos inovadores, de grande interesse e potencial, implementados no território brasileiro, em andamento ou encerrados há menos de um ano, que possuam resultados, mesmo que preliminares, nas áreas de prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento de uma ou mais CCNTs/DCNTs. É desejável, mas não obrigatório, que os projetos contenham a participação ativa da comunidade para a qual se destinam em seu desenvolvimento, e que beneficiem populações vulneráveis. Os projetos devem cumprir os critérios de elegibilidade publicados em edital disponível na plataforma do FórumDCNTs.

Em cada edição, os melhores projetos recebem aporte apoio financeiro, com o objetivo de impulsionar o seu ganho de escala; os projetos finalistas têm oportunidade de apresentação nos Encontros do FórumDCNTs. Seus resumos são publicados na plataforma do FórumDCNTs, a fim de dar maior visibilidade e facilitar o estabelecimento de parcerias e os contatos dos seus líderes são compartilhados com as instituições dos diferentes setores que fazem parte do FórumDCNTs.

Ao longo das edições anteriores mais de 40 projetos se inscreveram, de todas as regiões do país. Projetos sobre diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil, diabetes, diagnóstico de CCNTs e seus fatores de risco, apneia do sono, dor musculoesquelética, obesidade, saúde mental, doenças cardiovasculares entre outros temas foram selecionados como finalistas; quatro deles foram premiados (resultados de 2021 e de 2022) e puderam ampliar seu alcance. 

Segundo o Dr. Mark Barone, coordenador geral do FórumDCNTs, “o objetivo principal do Concurso é dar oportunidade a projetos de grande potencial, que muitas vezes ainda não estão no nosso radar, e facilitar parcerias e financiamentos para que possam beneficiar mais pessoas que vivem com condições crônicas de saúde, ou estão sujeitas aos seus fatores de risco”.

Na edição de 2023 as novidades serão o número de projetos finalistas que vai aumentar de 5 para 15, bem como ao aumento do número e valor dos prêmios aos melhores projetos. Enquanto nas edições anteriores foram dois prêmios, de 10 e 5 mil reais, neste ano serão três prêmios de 15, 10 e 5 mil reais. Em 2023, entre os projetos inscritos, os 15 melhores serão agraciados com a oportunidade de apresentação durante o 12º Encontro do FórumDCNTs, sendo 5 com apresentação oral e 10 com pôster, em maio de 2023. Na ocasião, serão anunciados pela Comissão Avaliadora o primeiro, o segundo e o terceiro lugares, entre os 5 projetos selecionados para apresentação oral.

O período de inscrições do processo seletivo para o Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às CCNTs/DCNTs no Brasil 2023 se encerra em 03/03/2023. O edital e o link para as inscrições podem ser consultados neste link da plataforma do FórumDCNTs.

Fonte: www.ForumDCNTs.org