Início »  Wilson Lima destaca importância de projeto Anatel que levará internet para Alto Solimões
Política

 Wilson Lima destaca importância de projeto Anatel que levará internet para Alto Solimões

Encontro em Brasília discute o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais), que implementa fibra óptica ao longo dos rios da região

Em Brasília, o governador Wilson Lima destacou a importância do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais), que vai garantir a conectividade em municípios do interior. Nesta quinta-feira (17/08), Wilson Lima, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; o governador do Departamento do Amazonas da Colômbia, Jesus Galdino Cedeño; e o embaixador da República da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, participaram de uma reunião para debater sobre o programa.

Segundo o governador, o Pais vai garantir a conectividade entre o município amazonense de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus) e a cidade vizinha colombiana de Letícia. A execução do programa no Amazonas é uma articulação direta do governador com a Anatel, um entendimento entre a agência e o Estado.

“Isso é fundamental porque a conectividade, a internet, ela diminui as distâncias, facilita o empreendedorismo, facilita o social, e quando falo de questão social, falo de educação, falo de saúde, falo de assistência social, então isso é um ganho muito grande para aquela região da calha do Solimões”, disse.

O governador também chamou a atenção para outro ponto. “Tem uma coisa interessante e que me chamou muito atenção e isso vai ser histórico: é que esse cano de fibra ótica também vai passar por uma comunidade chamada Belém do Solimões, que é a maior comunidade indígena do Brasil, que fica ali no município de Tabatinga. Então, isso é muito simbólico, fazer com que os indígenas também tenham acesso a um serviço tão fundamental como é esse da internet”, completou.

Na reunião, foi tratado sobre as obrigações de cobertura oriundas do Edital do 5G conduzido pela Anatel e também tratar das possibilidades de interconexão, por meio das infovias que estão sendo implantadas no âmbito do Pais.

Na ocasião, o governador do Amazonas destacou que o programa rompe limites de nacionalidades, já que na região todos são amazônidas. Ainda segundo Wilson Lima, é essencial haver conexão, já que com as imensas distâncias da Amazônia, é a tecnologia que permite levar avanços em áreas prioritárias como educação, saúde e segurança à população.

Segundo a Anatel, a visita da delegação colombiana com a presença do chefe do Executivo amazonense também constitui um notável momento de aproximação técnica e estratégica entre Brasil e Colômbia, iniciado pela recente visita do Ministro de Tecnologias da Informação e das Comunicações da Colômbia, Mauricio Lizcano, em julho deste ano, à Anatel.

Além do governador do Amazonas, participaram da reunião o secretário de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Barbosa, e a secretária de Relações Federativas e Internacionais do Amazonas (Serfi), Inês Carolina Simonetti.

Sobre o Pais

Instituído em novembro de 2021, o Programa Amazônia Integrada e Sustentável visa implantar rede de transporte de fibra óptica de alta capacidade ao longo dos rios da região amazônica e de redes metropolitanas nos municípios conectados à rede de transporte.

As redes implantadas permitirão a conexão de estabelecimentos públicos, como instituições de ensino, unidades de saúde, bibliotecas, instituições de segurança pública e tribunais.

O decreto que instituiu o Pais autorizou, ainda, a realização de parcerias, públicas ou privadas, para utilização da capacidade excedente das redes implantadas, garantindo a sustentabilidade econômica do Programa e permitindo a oferta de serviços de telecomunicações, o que será garantido por um Comitê Gestor a fim de alcançar o principal objetivo do programa, que é ofertar serviço de banda larga de boa qualidade à população da Amazônia.