Início » Centros de Convivência destacam temas como Páscoa, autismo e povos indígenas na programação de abril
Amazonas cultura

Centros de Convivência destacam temas como Páscoa, autismo e povos indígenas na programação de abril

FOTOS: Divulgação/Seas

Além do acolhimento, os centros oferecem programações variadas que passam por atividades de esporte e lazer, cursos e muito mais

Temas como celebração da Páscoa, autismo e povos indígenas fazem parte da programação que a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) vai realizar neste mês de abril, nos sete Centros Estaduais de Convivência, sendo seis da Família (CECF) e um do Idoso (Ceci). As ações são direcionadas ao público usuário dos CECFs, espalhados em várias áreas da capital amazonense.

Mantidos pelo governo do Amazonas, sob o comando da Seas, esses equipamentos públicos trabalham no sentido de propiciar às famílias e aos idosos uma política de Proteção Social Básica visando o fortalecimento de vínculos da população em situação de vulnerabilidade e risco social. Além do acolhimento, os centros oferecem programações variadas que passam por caminhadas, atividades de esporte e lazer, bem como, cursos profissionalizantes, música, terapia e muito mais.

A consultora técnica do Projeto Rede de Proteção da Seas, Ítala Rodrigues, informa que a programação dos centros neste mês de abril, nas várias zonas da cidade, envolve desde culto ecumênico, chegada do coelhinho da Páscoa, oficinas para confecção de bombons de chocolates, de feltro e muito mais. Enquanto as palestras, rodas de conversa, entre outras atividades, vão marcar as celebrações em alusão ao Dia Internacional do Autismo e dos povos indígenas. “São temas pertinentes e necessários para serem tratados nas comunidades onde estão inseridos”, disse.

Programação nos centros 

Centro de Convivência Família André Araújo – Raiz

03/04 – Palestra em alusão ao autismo na Escola Estadual Milburges de Araújo, na parte da manhã, às 9h30, e à tarde, às 14h.

04/04 – Palestra em Alusão ao Autismo, às 14h, na sala multiuso do centro. No mesmo dia, chegada do Coelhinho da Páscoa, caça aos ovos de Páscoa, brincadeiras com pintura facial, brindes e lanche. Tudo isso na quadra do CECF André Araújo, às 14h.

05/04 – Oficina de Feltro em Alusão à Pascoa, na sala multiuso do centro, às 9h.

10/04 – Culto Ecumênico de Ação de Graças, as 14h, na quadra do centro

20/04 – Palestra sobre Valorização dos povos indígenas, na sala multiuso, às 9h,

28/04 – Aulão externo de ritmos e piquenique na Ponta Negra, no anfiteatro da Ponta Negra, às 9h

Centro de Convivência da Família 31 de Março – Japiim

03/04 – Palestra sobre Dia Mundial da Conscientização do Autismo, sobre TEA: Conceito, características e rede de atendimento e apoio, no hall do centro, das 8h30 às 9h30 e das 14h às 15h.

04/04 –Oficina para Confecção de bombons de Páscoa, no Hall, das 9h às 11h

11/04 – Caça aos chocolates de Páscoa seguindo as pegadas e pistas e recompensas intermediárias, no hall do centro, das 9h às 10h e das 15h às 16h.

13/04 – Danças com ritmos diversos em alusão a Páscoa, na quadra do centro, das 7h30 às 8h30 

17/04 – Dia de Valorização dos Povos Indígenas, com um passeio para o Museu do Índio, com o objetivo de propor conceitos de diversidade cultural, identidade e mostrar a contemporaneidade dos povos indígenas, das 8h às 10h

20/04 – Dia do Índio, dos povos originais, Apresentação Cultural sobre a valorização da cultura dos povos indígenas, no hall do centro, das 14h às 15h

27/04 – Passeio ao Musa em alusão a Dia de Valorização dos Povos Indígenas, das 8h às 12h

28/04 – Tarde Cultural com atividade dançante, na quadra, das 14h às 16h. 

Centro Estadual de Convivência Maria de Miranda Leão – Alvorada

03/04 – Oficina de Ovos da Páscoa na Sala Multiuso, das 8h30 às 10h30.

05/03 – Ação de Cidadania, com emissão de carteirinha do Autista, no Salão Multiuso, das 9h às 15h

13/04 – Aulão da Páscoa com vários ritmos, no salão multiuso, das 10h às 11h e das 16h às 17h. 

14/04 – Culto Ecumênico em alusão a Páscoa e lanche Partilhado no salão multiuso do centro, das 9h às 10h30. 

20/04 – Roda de Conversa sobre a cultura indígena na sala multiuso, das 15h40 a 16h10

20/04 – Será realizado um passeio para o Museu do Índio, das 8h30 às 11h30

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola – Cidade Nova

04/04 – Em comemoração à Páscoa, vai haver a Caravana da Páscoa, no hall do centro, às 15h.

 05/04 – Oficina das lembranças alusiva à Páscoa com o “Grupo de Convivência Exercitando a Memória”, às 9h.

12/04 – Pelo Dia da Valorização dos Povos Indígenas será realizado um passeio turístico.

13/04 – Em comemoração à Semana do Autismo, será realizada a Palestra “Vivência de uma família atípica”. No mesmo dia, das 9h às 15h, será realizada uma Ação social com serviços ofertados pela Sejusc.

14/04 – Oficina de brinquedos recicláveis para estimulação cognitiva, no Centro de Convivência, das 9h às 10h30.

Centro de Convivência Familiar Teonízia Lobo – Mutirão

03/04 – Palestra sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no auditório do Centro, às 7h30

05/04 – Programação de Páscoa com Culto Ecumênico e Café da Manhã compartilhado, no auditório às 8h.

13/04 – Palestra sobre a Rede Sócio Assistencial do Autismo com a participação da Assistente Social Liliane da Silva, representante da Associação Lar das Vitórias, no auditório do centro, às 8h.

19/04 – Valorização dos Povos Indígenas, Demonstração da Cultura Indígena aos Usuários do CECF no auditório às 18h.

25/04 – Passeio cultural com a realização de uma visita ao Centro Cultural dos Povos da Amazônia com os adolescentes que participam das atividades do Grupo de Convivência Conexão, às 13h.

Centro de Convivência Família Magdalena Arce Daou – Santo Antônio

05/04 – Programação de Páscoa, no hall do centro, das 9h às 11h e das 15h às 17h, com os parceiros do psicossocial da Sejusc, Cetam, Cultura, Faar e do projeto Mais Vida.

12/04 – Palestra de sensibilização sobre o Dia Internacional do Autismo com os técnicos do psicossocial da Seas e da Sejusc.

19/04 – Dia de valorização dos povos indígenas, com apresentação cultural do índio Natan, da tribo Tucunã, das 14h às 16h.  

Centro de Convivência do Idoso (Ceci) – Aparecida

04/04 – Palestra de sensibilização sobre o Dia Mundial do Autismo com o tema: Mais informação, menos preconceito, no salão central do Ceci, às 9h. Foram convidados para o evento a especialista em gerontologia e mãe de autista, psicóloga Emily Duarte Albuquerque; o especialista em direito previdenciário, advogado Mario Vianna Francisco Junior e a especialista em direito previdenciário, advogada Reanny Matos Miranda. Vai ter também teatro de fantoches: Retratando o autismo, além de alongamento e aulão de ritmos.

12/04 – Celebração da Páscoa com o tema: É tempo de renovar sonhos, convicções e atitudes. Deixe esse espírito de renascimento tomar conta de você. A programação vai acontecer no salão central do centro, às 9h.