Início » Sabores nativos da Amazônia são destaques na 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA)
cultura Destaque

Sabores nativos da Amazônia são destaques na 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA)

FOTO: Marcus Bessa/ADS

Evento é inédito no Brasil e contou com a apresentação e degustação de frutos produzidos no Amazonas que são comercializados nas Feiras Regionais da ADS

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS), participou, nesta quinta-feira (18/05), da 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA), para apresentar mais de 20 sabores de frutos produzidos no Amazonas, com a exposição e degustação destinado ao público do mercado da música lírica brasileira e internacional. A abertura oficial do evento foi realizada no Teatro Amazonas, no Centro da Capital, e a degustação no Palácio da Justiça, ao lado do Teatro.  A exposição dos produtos é uma parceria da ADS com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

A presidente da ADS, Michelle Bessa, destacou que a degustação dos produtos regionais é uma oportunidade para afirmar que a maioria dos frutos têm potencial nutritivo e comercial, e que representa a valorização dos produtores rurais amazonense, que fazem parte das feiras e dos principais programas da Agência. 

“É com grande alegria que a ADS dar essa oportunidade ao público do mercado da música lírico brasileira, da cúpula da Ópera Latino América, a maior rede de teatros da América Latina e Espanha, e que eles possam conhecer nossos sabores oriundos das frutas que são cultivadas pelos nossos agricultores familiares”, destacou Michelle Bessa.  

Cupuaçu, açaí, tucumã, pupunha, banana pacovan e rambutan são alguns dos frutos nativos que fizeram sucesso ao paladar do público.  A graviola; castanha; maracujá do mato, banana prata; farinha de tapioca, farinha amarela; melancia, abacaxi, pitaya, macaxeira, cacau e ingá também foram degustados. 

A geleia de cupuaçu foi a preferida dos participantes. A presidente da Fundação Nacional de Artes (Funart), do Ministério da Cultura, Maria Marighella também apreciou as frutas. “Sou da Bahia, e estou presidenta da Funart, bom, e essas degustações foram uma tentação, eu adoro o Amazonas, o norte do Brasil, e já provei um monte de coisa, mas eu vou escolher a geleia de cupuaçu”, destacou.    

Os frutos nativos caíram bem ao paladar do Comunicador Social do México, Felipe Reyes. “ Os frutos que mais gostei foram o cupuaçu e o açaí, adorei”, destacou.  

Sobre o evento

O evento sediado em Manaus, no Teatro Amazonas, que acontece pela primeira vez no Brasil, busca ampliar o diálogo sobre os desafios na produção, modelos de gestão e possibilidades de coprodução e circulação de ópera na América Latina. 

Realizada no contexto do 25º Festival Amazonas de Ópera, a conferência na capital amazonense conta com participação da cúpula da Ópera Latino América, a maior rede de teatros da América Latina e Espanha, além de nomes de expressividade no campo artístico, cultural e econômico, entre os quais, a Chefe de Economia Criativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington (EUA), Trinidad Zaldivar; o presidente da Academia Brasileira de Música (ABM), André Cardoso; o coordenador artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, Nikolay Sapoundjiev; secretários de cultura, turismo e profissionais da imprensa nacional e internacional.