Início » CBMINA reúne acadêmicos e pesquisadores para debater os desafios da mineração
Brasil Notícias Corporativas

CBMINA reúne acadêmicos e pesquisadores para debater os desafios da mineração

O Congresso, realizado pelo IBRAM, começou na última terça-feira, em Belo Horizonte (MG)

A evolução e os desafios da indústria da mineração foram abordados na solenidade de abertura da 11ª edição do Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMINA), na última terça-feira (12/9), em Belo Horizonte (MG). O Congresso é realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“O IBRAM tem a preocupação de congregar todos aqui no CBMINA, em torno dos compromissos que o setor assumiu com a sustentabilidade e a responsabilidade com tudo e com todos à sua volta”, ressaltou o vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva. Ele representou o diretor-presidente, Raul Jungmann. O evento promove um intercâmbio entre estudantes, professores, pesquisadores, autoridades, executivos e profissionais ligados ao setor mineral para a apresentação de novas proposições e abordagens para a evolução constante da atividade da mineração.

O vice-reitor da UFMG, Professor Alessandro Fernandes, destacou a preocupação da Universidade com o ESG e a sua relação com o setor mineral. “Sabemos da importância da mineração para o nosso país, (a importância) da Universidade para agregar valor ao setor, que é o que buscamos com este evento, mas, sobretudo, é fundamental promover toda essa aprendizagem, este avanço social, econômico e ambiental do Brasil com responsabilidade”, analisou.

Também estavam presentes à solenidade de abertura o vice-reitor da Escola de Engenharia da UFMG, Henrique Resende Martins; a chefe do Departamento de Engenharia de Minas da UFMG, Andréia Bicalho Henriques; o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD) do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel, Welter Alves das Chagas; o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, Tenente Coronel Carlos Eduardo Lopes; o superintendente Regional da Serviço Geológico do Brasil, Marlon Marques Coutinho; o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Leonardo Rodrigues; o chefe de gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Daniel Ferreira; o professor do DENIM da UFMG, Cláudio Lúcio Lopes Pinto; e o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM, Julio Nery.

Debates e apresentações de trabalhos técnicos

O CBMINA iniciou-se na parte da manhã com um amplo debate entre especialistas da mineração de todo o Brasil. Os principais temas apresentados foram: evolução das condições operacionais nas minas subterrâneas e suas influências nas relações de trabalho; declarações de recursos e reservas e o título minerário como garantia de financiamento; e a formação profissional e carreiras no setor mineral. A parte da tarde foi reservada para apresentação de trabalhos técnicos inscritos no Congresso.