Início » Ibama e Agenor entram em consenso e a capivara Filó será devolvida à natureza
Amazonas

Ibama e Agenor entram em consenso e a capivara Filó será devolvida à natureza

Foto: Reprodução

O Ibama informou na manhã desta sexta-feira (28) que fechou um acordo com o fazendeiro e influencer digital de Autazes (a 118 km de Manaus), Agenor Tupinambá, sobre o futuro da capivara Filó e o animal já está em Manaus, no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas). “Tivemos uma reunião com o Ibama, onde foi feito um acordo”, postou ontem o rapaz que, com ajuda de protetores da causa animal, transportou a “caps” em um avião. “Transportar ela de carro pela estrada seria muito estressante, então foi montada essa logística para trazê-la até Manaus”, disse ele.

Soltura

Segundo o Ibama, agentes foram à fazenda da família Tupinambá e propuseram a soltura da capivara nas proximidades de Autazes. Mas os Tupinambá argumentaram que o animal poderia se tornar alvo de caçadores da região. “Os veterinários, biólogos, família e assessoria do senhor Agenor concordaram que seria melhor deixá-la no Cetas, onde ficará sob cuidados de analistas e técnicos habilitados e com os meios necessários para manutenção de sua saúde e bem-estar, podendo ser visitada por Agenor, até que se encontre um local adequado que já sendo estudado para sua devolução à natureza”, divulgou o órgão ambiental.
A sugestão é que a capivara fique em uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral com o mínimo de presença humana, gerida e cuidada pelo ICMBIO, na qual há a incidência da espécie, ficando assim em ambiente natural e verdadeiramente livre para cumprir suas funções ecológicas de alimentação, convivência em bando, dispersão de sementes, reprodução e outras.

Despedida

Em suas redes sociais, Agenor Tupinambá publicou um texto de despedida a Filó, afirmando não se opor à sua reintegração à natureza. “Hoje, eu manifesto a minha maior prova de amor pela Filó. É importante registrar que eu nunca fui contra e jamais impediria que a minha amada Filomena um dia se integrasse com um bando de capivaras para seguir sua vida. Foi justamente para isso que eu a salvei, cuidei e guardei um sentimento enorme no meu peito por ela”, publicou ele. Veja o post no Instagram https://www.instagram.com/p/CrjzYIXurPL/.

De Portal ÚNICO.