Início » Escola da rede estadual promove “xadrez humano” como prática pedagógica
Amazonas

Escola da rede estadual promove “xadrez humano” como prática pedagógica

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Alunos da Escola de Tempo Integral (EETI) Antônio Telles de Souza, localizada no Centro de Manaus, realizaram, na manhã desta sexta-feira (28/04), uma atividade coletiva como prática pedagógica. O “Xadrez Humano”, que contou com pesquisas sobre a história do xadrez, confecção das fantasias, pintura do tabuleiro, além de apresentações artísticas e peças teatrais, envolveu todos os 142 alunos do colégio, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. 

A prática foi trabalhada durante todo o decorrer do bimestre, ocupando os alunos em funções distintas. Entre enxadristas, sonoplastas, engenheiros, historiadores, artistas e coreógrafos, os estudantes foram estimulados pelos professores a trabalharem coletivamente. 

“Trabalhamos com a metodologia baseada em projetos, o que significa uma divisão de pessoas para executar as tarefas, focando a ideia de trabalho coletivo, no respeito à condição do próximo. Todos acabam aprendendo. Um ensina o outro”, destacou Tárik Nina, professor de Educação Física e idealizador do projeto. 

Comunidade escolar 

O projeto “Xadrez Humano”, além de trabalhar com a  interdisciplinaridade, com o acompanhamento dos professores de outras disciplinas na produção do evento, contou com a participação dos pais ou responsáveis dos estudantes, que estiveram presentes na apresentação. 

“Esse projeto é fundamental porque proporciona uma maior interação entre alunos, professores e toda comunidade escolar. No meu ponto de vista, é uma iniciativa dinâmica que sai um pouco da sala de aula e que, por isso, capta a atenção de todos os alunos de uma maneira diferente”, destacou o gestor da EETI Antônio Telles de Souza, Dalton Ronner. 

Integração 

Para a estudante Aline Brito, que está no 9° ano do Ensino Fundamental, o processo de produção e organização do evento foi uma oportunidade de se aproximar dos colegas e professores. A estudante participou do projeto como apresentadora-historiadora, mostrando aos presentes fatos curiosos sobre o xadrez e temáticas medievais. 

“Entrei na escola há pouco tempo e não tinha tanto contato com os meus colegas. Com o projeto, pude fazer amizades e falar sobre história e fatos históricos, um assunto que amo. Foram dias e dias de muito trabalho para dar certo, mas foi uma experiência muito legal”, ressaltou.   

Com objetivo de continuar a promoção de boas iniciativas pedagógicas, a EETI  Antônio Telles de Souza possui quatro projetos encaminhados para a segunda etapa do  Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas ( Fapeam). Em toda a rede estadual, mais de 1,1 mil projetos foram submetidos pelas escolas  públicas ao PCE.