Início » Como a decoração do ambiente afeta a saúde mental
Saúde

Como a decoração do ambiente afeta a saúde mental

Em um mundo agitado e repleto de estresse, encontrar momentos de tranquilidade e paz interior tornou-se um desafio para muitas pessoas.

A boa notícia é que a natureza oferece um refúgio sereno para nossa saúde mental, e os arranjos de flores permanentes emergem como uma solução bela, com aparência natural e, portanto, prática para trazer essa harmonia para dentro de nossos lares.
Ao combinarem a beleza das flores com a praticidade e durabilidade dos materiais artificiais, esses arranjos têm o poder de contribuir significativamente para a melhoria da saúde mental e o combate à ansiedade. 

Em uma sociedade cada vez mais acelerada, muitos indivíduos optam por não ter plantas vivas em suas casas devido à falta de tempo, conhecimento ou habilidades de jardinagem necessárias para sua manutenção adequada. No entanto, isso não significa que precisamos abrir mão dos benefícios terapêuticos que a beleza das flores oferece.

Os arranjos de flores permanentes surgem como uma alternativa prática e com alta durabilidade, permitindo que todos possam desfrutar da beleza floral sem a preocupação com regas, podas ou cuidados específicos. “Esses arranjos, feitos com materiais de alta qualidade e aparência realista, são capazes de proporcionar uma atmosfera acolhedora e dinâmica em nossos espaços, trazendo um toque de serenidade e bem-estar para o nosso cotidiano atribulado”, explica a artista floral Cris Marcante.

Ao contrário dos antigos “arranjos da vovó”, os arranjos florais permanentes evoluíram consideravelmente e se assemelham cada vez mais às flores naturais, graças à tecnologia empregada nos materiais, que impressionam pela sua perfeição nos detalhes, tornando-se quase indistinguíveis das flores reais.   “Os arranjos florais permanentes são capazes de despertar emoções e trazer uma sensação de alegria e harmonia aos espaços em que estão presentes. Ao adotar arranjos florais permanentes como parte de nossa decoração, estamos enriquecendo nossos ambientes com cores, texturas e alegria, além de promover um bem-estar mental e emocional duradouro. É isso que eu vejo acontecer diariamente tanto com minhas clientes, quanto com as clientes das minhas alunas que também se formaram artistas florais. Juntas, no método Sublime Arranjo, estamos criando um verdadeiro movimento que permite experimentar a beleza e os benefícios da natureza em nossas vidas, trazendo equilíbrio e harmonia”, complementa Cris. 

Com a crescente conscientização sobre a importância da saúde mental e do bem-estar, a valorização dos arranjos florais permanentes como uma ferramenta terapêutica e estética só tende a crescer. Cris Marcante já formou mais de 2.500 artistas florais em seu treinamento on-line. “É um orgulho enorme ver o que é possível fazer com os arranjos artificiais. Vai muito além de embelezar os ambientes ou de aprender um hobby lucrativo. Quando ensino as novas artistas florais, juntas nós ajudamos milhares de pessoas Brasil afora. Um arranjo, além de decorar, irá transformar ambientes, criando um mundo mais acolhedor, saudável e colorido”.   

O que dizem os estudos 

Além de seu valor estético, os arranjos florais permanentes têm comprovado efeitos benéficos para a saúde mental. Estudos nacionais e internacionais afirmam que a presença dessas peças nos ambientes pode estimular a liberação de neurotransmissores relacionados ao prazer e ao bem-estar emocional. Isso resulta na redução de estresse, ansiedade e até mesmo na melhora dos sintomas de depressão. Além disso estimula a criatividade, melhora a concentração e eleva o humor das pessoas. Esses benefícios são relevantes inclusive em ambientes de trabalho, onde a presença dessas peças pode aumentar a produtividade e a satisfação dos funcionários. Esses dados foram publicados em estudos de entidades como Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade de Exeter (Inglaterra) e Universidade da Califórnia (EUA).   

Biofilia 

Essa sensação de bem-estar pelo contato com a natureza já foi nomeada pela ciência: chama-se Biofilia. Biofilia é uma palavra que significa “amor à vida”, que traduz o desejo e a necessidade de interação dos seres humanos com a natureza. 

O princípio da Biofilia é conectar seres humanos com características da natureza para melhorar o bem-estar e a saúde mental. O termo foi criado em 1964 por Erich Fromm, psicólogo e filósofo, mas foi difundido pelo biólogo Edward Osborne Wilson, em 1984, com o lançamento de um livro com esse nome.  

Conforme esses teóricos, 99% do desenvolvimento humano está relacionado com sua adaptação ao mundo natural. Uma vez que a vida está cada vez mais distante da natureza, criou-se o design biofílico, que traz essa sensação de bem-estar e qualidade de vida pela proximidade da natureza, ou do que represente a natureza – que é o caso dos arranjos florais permanentes. 

Quem é Cris Marcante?

Cris Marcante é decoradora, artista floral e empresária. Proprietária da Marcante Espaço Decor, uma referência nacional no mercado de arranjos e decorações.

Uma das artistas florais mais conceituadas do País, foi ganhadora da etapa gaúcha do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (2014) e vice-campeã nacional em 2015, com mais de 11 mil inscritas.

O sonho de infância de Cris era ser empresária no ramo de decoração. Desde 2006 se dedica à arte de montar e vender arranjos de flores artificiais.

Rapidamente viu seu negócio decolar e hoje a montagem e envio dos arranjospara todo o Brasil corresponde a 70% do seu faturamento. Além disso, Cris tem quase 2 mil alunos que também aprenderam como criar arranjos florais artificiais e faturam entre 3 e 8 mil reais mensais com essa habilidade.