Início » 7 maneiras de consumir fibras
Saúde

7 maneiras de consumir fibras

As fibras são nutrientes essenciais para a saúde como um todo e especialmente para a nossa imunidade, pois elas promovem o bom funcionamento das células que revestem a mucosa do intestino e que formam uma barreira protetora contra a invasão de micro-organismos e toxinas externas.

Elas são vitais para o bom funcionamento e regularidade do intestino e também participam nos processos digestivos, facilitando a absorção de vitaminas, minerais e retardando a velocidade da absorção das gorduras e açúcares presentes na dieta.

Esse nutriente ainda cumpre um papel importante na alimentação de quem precisa controlar o peso. “Elas aumentam a sensação de saciedade, além de contribuírem para manter os níveis de insulina equilibrados. Assim, a pessoa sente menos picos de fome e diminui a compulsão alimentar, principalmente por doces, o que é muito vantajoso para reduzir a gordura corporal”, explica o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, membro do Conselho Consultivo da Herbalife Nutrition do Brasil. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 12% da população brasileira consegue ingerir a quantidade diária recomendada de fibras na alimentação. Por isso, o médico lista aqui sete dicas para incrementar o consumo desse nutriente e aproveitar seus benefícios:

1 – Prefira consumir frutas inteiras, com cascas

Os sucos acabam eliminando boa parte das fibras, ainda mais se forem coados. Por isso, a fruta in natura acaba sendo a melhor opção, principalmente aquelas que podem ser consumidas com a polpa e com a casca, pois ali estão a maior parte das fibras.

2. Substitua os doces por frutas como sobremesa

Além de fornecerem mais fibras, você ainda garante boas doses de vitaminas e minerais.

3. Inclua vegetais nas principais refeições

Sim. Aquela regra de ter sempre uma salada colorida no almoço e no jantar está valendo para incrementar seu consumo de fibras.

4. Prefira pães e massas integrais

Esses produtos são produzidos com farinhas integrais, que naturalmente possuem um maior teor de fibras, por isso têm uma digestão mais lenta e saciam por mais tempo.

5. Substitua o arroz branco por opções com mais fibras 

Arroz integral, arroz selvagem, cevadinha e trigo sarraceno são ótimos para você incluir mais fibras no dia a dia, sem mudar muito o seu cardápio.

6. Incorpore o feijão em receitas

Além de consumi-lo com arroz, também vale preparar saladas, sopas e outros pratos com esses grãos. Já provou hambúrguer de feijão?

7. Aposte nos suplementos de fibras

Eles são práticos e convenientes para serem incorporados na dieta, pois mesmo pessoas que comem bastante frutas, vegetais e alimentos integrais têm dificuldade de atingir a quantidade de 25 a 30 g de fibras por dia, o que é recomendado pelas autoridades de saúde. 

A Herbalife oferece ótimas opções de suplementos de fibras em seu portfólio. Conheça!A linha Fiber Concentrate1 traz deliciosas fibras líquidas disponíveis nos sabores Uva e Manga e, mais recentemente, também lançou o Fiber Concentrate Immune sabor Limão & Mel2, que ainda agrega zinco, vitamina C e selênio, que são importantes nutrientes para a imunidade. Saborosas, são perfeitas para serem consumidas diluídas como bebidas, em chás, sucos ou shots, agregando poucas calorias. Cada 30 ml do produto oferece 6 gramas de fibras. Preço sugerido: R$ 178*.

O Fiber Powder3 é outra opção versátil. Trata-se de uma fibra em pó de sabor neutro que pode ser adicionada a alimentos e bebidas, sem alterar o sabor dos alimentos. Pode ser usada em pratos quentes ou frios e oferece 12 gramas de fibras em 15 gramas. Preço sugerido: R$ 208*.

Sobre a Herbalife Nutrition

A Herbalife Nutrition é uma empresa global que vem mudando a vida das pessoas por meio de produtos de nutrição e da oportunidade de negócio para seus consultores independentes desde 1980. A empresa oferece produtos de alta qualidade e respaldo científico, comercializados em mais de 90 mercados por consultores independentes que fornecem orientação individual e comunidade de apoio para adoção de um estilo de vida mais saudável e ativo.