Início » Ministério da Educação confirma a Saullo Vianna inclusão de Parintins em edital para criação de cursos de medicina no Amazonas
Política

Ministério da Educação confirma a Saullo Vianna inclusão de Parintins em edital para criação de cursos de medicina no Amazonas

O Ministério da Educação confirmou ao deputado federal Saullo Vianna (União-AM) a inclusão de Parintins no edital de chamada pública para autorização de criação de cursos de Medicina no estado.

O Ministério da Educação confirmou ao deputado federal Saullo Vianna (União-AM) a inclusão de Parintins no edital de chamada pública para autorização de criação de cursos de Medicina no estado. A medida vem em resposta ao pedido foi feito pelo parlamentar, diretamente ao ministro Camilo Santana em julho, pedindo a reedição do Edital nº 2 de 7 de dezembro de 201, para beneficiar o município do Baixo Amazonas.

A medida também teve o apoio do senador Omar Aziz (PSD-AM). De acordo com o ofício enviado ao deputado pelo Ministério, o edital foi publicado no dia 4 de outubro e está direcionado a propostas apresentadas por instituições de ensino superior privadas, agora incluindo a cidade de Parintins. O processo será conduzido pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, órgão vinculado ao Ministério da Educação, e contempla um total de 116 regiões de saúde em todo o Brasil.

“Estou extremamente satisfeito com a confirmação do Ministério da Educação de que Parintins será incluída no edital para criação de cursos de Medicina no Amazonas. Esta conquista representa um grande passo para a melhoria do acesso à educação e à saúde na nossa região. Agradeço ao ministro Camilo Santana e ao senador Omar Aziz pelo apoio nesse processo, que beneficiará não apenas o município de Parintins, mas também toda a população do Baixo Amazonas”, afirmou Saullo.

A região contemplada compreende não apenas Parintins, mas também municípios vizinhos, como Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués e Nhamundá. A inclusão do Baixo Amazonas e de Manaus, além da região metropolitana e do Alto Rio Negro, demonstra um esforço para expandir a oferta de cursos de Medicina nas áreas mais necessitadas do país.

As regiões selecionadas terão a possibilidade de oferecer cursos de Medicina na modalidade presencial. O processo de seleção seguirá diversas etapas, incluindo a apresentação de termo de adesão, análise de capacidade econômico-financeira da mantenedora, avaliação do mérito das propostas e análise regulatória.