Início » Bolsonaro critica STF e reforça defesa da liberdade de imprensa no Brasil
Destaque Política

Bolsonaro critica STF e reforça defesa da liberdade de imprensa no Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que abre caminho para punir veículos de comunicação por declarações de entrevistados.

Bolsonaro, atualmente inelegível devido a condenações na Justiça Eleitoral, esteve na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, onde participou de um evento com apoiadores na quinta-feira (30). Em seu discurso, ele declarou: “Estamos juntos com a imprensa. Sempre estive com a imprensa, e a imprensa agora vai estar comigo.”

O ex-chefe do Executivo federal teve um mandato marcado por perseguições políticas e midiáticas, com ataques frequentes da imprensa contra ele, familiares, aliados políticos e, especialmente, sua base eleitoral, incluindo os apoiadores mais engajados, além de influenciadores e veículos de mídia alinhados. Ao longo dos quatro anos, Bolsonaro viu sua gestão ser alvo de bombardeios intensos por parte de diversos grupos de comunicação.

No entanto, em nenhum momento o presidente se posicionou efetivamente contra a imprensa. Apesar de seus embates com certos grupos de jornalistas e empresas específicas, como o Grupo Globo, Bolsonaro não implementou nenhuma medida que visasse a imprensa ou sua atuação. Pelo contrário, seu mandato foi marcado por ações que buscaram garantir as liberdades no país, incluindo liberdades individuais, de imprensa, de opinião e de livre atuação da internet, como as frequentemente ameaçadas redes sociais.

Leia também