Início » Deputados do AM membros do GT da Reforma Tributária realizam coletiva para falar sobre competitividade da Zona Franca
Política

Deputados do AM membros do GT da Reforma Tributária realizam coletiva para falar sobre competitividade da Zona Franca

Os deputados federais do Amazonas que compõem o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária realizaram no início da noite desta quinta-feira (06/07), uma coletiva de imprensa para falar sobre como a situação da Zona Franca de Manaus com esse novo momento é como será feita a transição que garante a competitividade no processo.

Apesar de o modelo estar contemplado na constituição e de o Governo Federal ter reconhecido sua importância para o desenvolvimento da região e manutenção da floresta, uma vez que o estado sozinho arrecada mais de 50 % dos tributos federais do Norte por meio do Polo Industrial, repassando para 75% , retendo 25% do valor.

Além da competitividade, a perda de receita do estado está prevista em 50%, preocupando os parlamentares, que buscaram condições e apoio do governo, para que novas matrizes econômicas também sejam desenvolvidas.

“A Reforma Tributária pra nós não se trata apenas de impostos, envolve também desenvolvimento regional, e nesse texto vai estar garantido as áreas de livre comércio da nossa região que está nos estados de Roraima, de Rondônia, Acre que compreende a Amazônia Ocidental, mais Macapá Santana. Nós não somos contra ninguém, nós vemos a reforma como positiva, mas o Norte precisa estar protegido”, é o que afirma o deputado Sidney Leite ( PSD-AM).

O Fundo de Desenvolvimento Regional também foi apresentado durante a coletiva como um instrumento de correção, uma vez que sem os incentivos fiscais estados fora do eixo sul e sudeste, tendem a perder suas plantas industriais devido a falta de infraestrutura.

“Por conta da mudança da arrecadação saindo da origem para o destino, o estado do Amazonas é disparado o estado que mais perde por isso, porque nós somos o estado exportador, com baixo consumo. A ideia do fundo, é primeiramente compensar as perdas do estado e para que se possa nos próximos 50 anos, criar uma diversificação da nossa matriz econômica “, aponta Saullo Viana, que também é membro do GT da reforma.

O Grupo de Trabalho conheceu pessoalmente o modelo da Zona Franca, visitou fábricas e realizou também uma audiência pública, após intermediação da bancada federal do Amazonas.