Início » Depilação com lâmina, cera ou laser: qual a melhor?
Geral

Depilação com lâmina, cera ou laser: qual a melhor?

Especialista orienta o método ideal para eliminação dos pelos

Qual é o melhor método para eliminar os pelos? São muitas as opções de técnicas de remoção, desde as mais doloridas, como cera quente, às indolores, como barbeador e o laser. Para ajudar na escolha, uma especialista em pelos de Manaus lista os benefícios de cada método.

Os problemas causados pelas lâminas e cera têm estimulado esse público a procurar pelos métodos a laser, mas ainda assim algumas técnicas tradicionais podem ser aliadas a remoção dos pelos, de acordo com a fisioterapeuta dermatofuncional da Dr. Laser Manaus, Adriane Souza. “Existem infecções relacionadas ao pelo, como a foliculite em que a opção de tratamento mais indicada é a depilação a laser”.

Qual a diferença de cada método?

Lâmina

São diversos os modelos de lâmina no mercado. Essa disponibilidade torna o método mais acessível financeiramente, já que o indivíduo pode levar o equipamento consigo a qualquer lugar e usar rapidamente.

“A lâmina é aliada na depilação a laser no momento do preparo para a sessão, quando o cliente vai remover os pelos para fazer a sessão de depilação a laser. Ela é um método indicado para ser associado a depilação a laser pelo fato dela não remover os pelos da raiz, pois o laser precisa chegar até a raiz para conseguir promover resultados”, explica Adriane.

Cera

O procedimento pode ser bastante doloroso, além de influenciar no escurecimento da região. É importante certificar, caso insista neste método, da idoneidade do local onde o procedimento será realizado, pois não é incomum que alguns profissionais reutilizem a cera.

“A cera não pode ser utilizada em momento nenhum do tratamento, devido ao fato que ela remove os pelos da raiz, impedindo que o laser atinja o seu principal objetivo”, declara a fisioterapeuta.

Laser

O tipo de método recomendado pela especialista é a depilação a laser. Procedimento mais eficaz, pois elimina a raiz, o bulbo dos pelos. O método funciona por meio de disparos de laser feitos por um equipamento de Diodo. Isto é, são emitidos feixes de luz que vão agir na raiz do pelo com isso, ocorre a cauterização do folículo piloso, o que impedirá/retardará o crescimento de novos pelos.

“A depilação a laser tem como principal objetivo a redução da maioria dos pelos, tratamento da foliculite, dos pelos encravados e na prevenção de manchas. Além de promover conforto e liberdade. É um método altamente efetivo para manter a pele lisa e saudável”, enfatiza a fisioterapeuta da Dr Laser Manaus.

Com técnicas avançadas, o procedimento se torna menos dolorido que a remoção à cera ou linha. O laser de Diodo, utilizado na Dr Laser Manaus, é considerado o mais rápido e eficaz do mercado e garante uma depilação segura e eficiente para peles claras e morenas. Pode-se sentir uma sensação de formigamento leve, mas suportável.

O que é foliculite?

A foliculite, segundo a especialista, é uma infecção causada na maioria das vezes pela dificuldade dos pelos de sair da pele. Essa inflamação, iniciada nos folículos pilosos, pode ser motivada por uma infecção bacteriana, fúngica, ou pela inflamação dos pelos encravados. Ela aparece como pequenas espinhas ou bolhas e muitas vezes gera coceiras e dor. “Enquanto lâminas de barbear e as ceras se associam muito à foliculite, a depilação a laser acaba dando fim ao problema por ser uma solução mais duradoura para os pelos e pouco agressiva para as camadas mais superficiais da pele”.