Início » Pesquisa em vigilância: estudo do Lacen Amazonas destaca o uso de swab nasofaríngeo para o diagnóstico de tuberculose
Saúde

Pesquisa em vigilância: estudo do Lacen Amazonas destaca o uso de swab nasofaríngeo para o diagnóstico de tuberculose

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Rodrigo Santos/Secom

Produção científica está contemplada no Medtrop 2023

Um estudo produzido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), destaca o uso de coleta nasofaringea (swab) como ferramenta adicional no diagnóstico da tuberculose no Amazonas. A produção científica foi contemplada no 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop) em Salvador, na Bahia, que segue até esta quarta-feira (13/09).

O trabalho descritivo foi produzido no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), que integra a fundação, por meio das gerências de Biologia Molecular e de Microbiologia, atuando como referência na região norte para o diagnóstico de tuberculose e outras micobactérias. De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o objetivo do estudo é otimizar recursos e fortalecer a vigilância laboratorial de doenças respiratórias endêmicas e emergentes no Amazonas. 

“O Lacen incluiu a pesquisa de tuberculose nos casos suspeitos de Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave em amostras de swab, utilizando a técnica de RT-PCR em tempo real como teste de triagem, podendo funcionar como ferramenta auxiliar no diagnóstico de tuberculose, principalmente em pacientes com dificuldade com coleta de escarro, como crianças, idosos e internados em hospitais”, ressalta Tatyana. 

O estudo incluiu 5,5 mil amostras de coleta nasofaríngeo de casos suspeitos de Covid-19 investigadas, em 2022, sendo 49 com apresentação de resultado sugestivo de tuberculose ativa. Desses 49, 13 foram a óbito. A pesquisadora Marlúcia Garrido, da Vigilância Laboratorial do Lacen-AM, destaca, ainda, que os casos sugestivos de tuberculose ativa foram investigados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) para confirmação do diagnóstico. 

“Foram identificados, inclusive, casos de tuberculose em pessoas que poderiam passar despercebidas no diagnóstico pelas características semelhantes à Covid-19. O estudo demonstrou que o uso do teste de swab nasofaríngeo parece ser muito promissor para realizar o diagnóstico diferencial e contribuir para o controle da tuberculose na população da região amazônica”, acrescenta Marlúcia. 

Outros estudos

Os outros trabalhos científicos do Lacen Amazonas contemplados no Medtrop estão relacionados à contribuição para o diagnóstico e vigilância de doenças por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL); o perfil de resistência à isoniazida no esquema básico de tratamento da tuberculose no Amazonas no período de 2019 a 2022; avaliação do desempenho de revisão de lâminas de gota espessa para identificação de malária; relato de casos de diagnóstico de tuberculose por meio de coleta de amostra nasofaríngeo; tutela de amostras biológicas e fluxo dessas amostras como base de informação para a vigilância em saúde. 

Medtrop

O Medtrop é considerado o maior evento de caráter multidisciplinar em Medicina Tropical da América Latina. Em 2023, o evento tem como tema central: “Desafios para Medicina Tropical no Século XXI. Como enfrentá-los?”; a iniciativa é da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT).