Início » CPI do 8 de Janeiro quer quebrar sigilos de Bolsonaro
Política

CPI do 8 de Janeiro quer quebrar sigilos de Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participa da solenidade que celebra acordo entre União e GDF, para regularização fundiária de terras no DF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) encontra-se no centro de diversas solicitações de convocação, convite e quebra de sigilo na CPI do 8 de Janeiro. No requisito que busca sua convocação, há uma solicitação para que ele seja considerado investigado. Um levantamento realizado pelo Poder360 analisa os dados de convocações, convites e informações fornecidas e catalogados pelo Senado até às 12h do domingo (11 de junho de 2023). Ao todo, foram contabilizados 839 pedidos que serão aprovados a votação na terça-feira (13 de junho).

O pedido de convocação de Bolsonaro na condição de investigado é feito pela deputada Erika Hilton (Psol-SP) e pelo deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ). Já o convite ao ex-presidente é proposto pelo deputado Rogério Correia (PT-MG). Eis as íntegras do pedido de convocação (121 KB) e do de convite (251 KB). Hilton e Vieira citam as falas e críticas de Bolsonaro ao sistema eleitoral para justificar sua convocação como investigado. Os autores mencionam como exemplos do impacto da fala de ex-presidente a tentativa de invasão a sede da PF durante a diplomação de Lula, o bloqueio de rodovias.

De Poder 360.