Início » AAM participa de lançamento de Nova Política de Alfabetização em Brasília
Política

AAM participa de lançamento de Nova Política de Alfabetização em Brasília

A Associação Amazonense de Municípios (AAM), participou na tarde de hoje (12), do lançamento da nova política de alfabetização brasileira, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem a proposta de subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal, para promover a alfabetização de todas as crianças do país. O objetivo central do Compromisso é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além de assegurar a recomposição das aprendizagens com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano.

A nova política educacional foi desenhada por representantes de estados e municípios, universidades, professores e especialistas para a sua formulação. É baseada em eixos que vão desde os princípios de gestão e governança, até a proposição de sistemas de avaliação. O investimento total é de R$3 bilhões, com cerca de R$1 bi destinados imediatamente, cabendo o MEC, como idealizador da política nacional, oferecer apoio técnico e financeiro às redes de ensino, que também terão responsabilidades.

“Priorizar a educação é o caminho para um Brasil melhor. A educação é a base para um futuro de oportunidades. Estamos aqui em Brasília, representando nossos municípios, com a esperança de dias melhores para os nossos jovens”, destacou o presidente da AAM, Anderson Sousa.