Início » Pesquisa extrai óleo essencial de planta Amazônica com potencial para uso na indústria
Economia

Pesquisa extrai óleo essencial de planta Amazônica com potencial para uso na indústria

FOTOS: Acervo do coordenador da pesquisa, Geone Maia Corrêa

O estudo realizado com apoio do Governo do Amazonas, no município de Itacoatiara, foi fomentado pela Fapeam

A partir de planta amazônica elixir-paregórico, pesquisadores produziram óleo com 70% de teor de safrol, composto orgânico que pode ser usado na fabricação de defensivo agroecológico, cosméticos e produtos farmacêuticos. A elevada concentração de safrol agrega importante valor comercial ao óleo obtido para ser usado no combate a insetos e pragas. O estudo recebeu investimento do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

Inicialmente foi realizado, no âmbito do projeto, a produção de mudas de elixir-paregórico. Após quase um ano de cultivo, foram feitas as primeiras extrações de óleos essenciais. Em seguida, as amostras foram avaliadas até a confirmação do alto valor de safrol no produto.

A pesquisa recebeu fomento da Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – Painter e, segundo o coordenador do estudo e doutor em química, Geone Maia Corrêa, do campus de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a piper callosum – nome científico da planta – já é conhecida na região Amazônica por ter propriedades medicinais. 

“A ideia foi propor uma fonte de renda alternativa para que a produção em larga escala da espécie possa ser utilizada pelas indústrias na produção de óleo essencial com teor elevado de safrol”, explicou Geone Corrêa.

Conhecimento valioso

O trabalho é uma proposta viável para o manejo, cultivo e produção em larga escala da espécie elixir-paregórico, sem causar prejuízo ambiental. 

Assim, o óleo extraído a partir da planta poderá ser usado, futuramente, também para combater insetos e pragas, que podem prejudicar tanto as plantações agrícolas, quanto a saúde humana.

Grupo de estudo

Intitulado “Avaliação Produtiva e caracterização química de Piper callosum em Itacoatiara-AM, Brasil”, a pesquisa contou com a participação de agrônomos, químicos e farmacêuticos ligados à Ufam e à Universidade de São Paulo (USP). 

Painter

Já finalizado, o estudo recebeu fomento da Fapeam por meio do edital Nº 003/2020, do Painter.

O programa fomenta a interiorização por meio do apoio a projetos de pesquisa que visem o fortalecimento e a consolidação da infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), com vistas à criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade reconhecida em instituições de ensino superior e/ou pesquisa ou centros de pesquisa sediados no interior do estado do Amazonas.

Com informações da assessoria.