Início » Governo do Amazonas quer alterar regra do ICMS para cigarros e energia
Amazonas

Governo do Amazonas quer alterar regra do ICMS para cigarros e energia

O governador Wilson Lima (União) enviou à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) um Projeto de Lei (PL) que altera a “lei de substituição tributária do ICMS” de 2022 e atualiza a Margem de Valor Agregado (MVA) de três produtos, entre eles a energia elétrica. O PL 231/2023 também indica os percentuais de MVA de dois itens que não possuem valores especificados na tabela do texto em vigor.

O projeto reajusta a MVA de cigarros e outros produtos derivados do fumo de 50% para 80%. Já o índice da energia passará de 30% para 20%, caso a proposta seja aprovada. O PL também fixa em 70% a MVA para telhas metálicas e em 50% para o item descrito como “outros aparelhos telefônicos”.

O PL ajusta ainda a redação do cabeçalho de um dos anexos da lei.

“[…] a fim de garantir segurança jurídica e transparência na relação fisco-contribuinte”, o novo texto inclui o procedimento a ser adotado por parte do contribuinte na hipótese da existência de fato impeditivo para cobrança do ICMS exigido por antecipação.

Nestes casos, o contribuinte deverá “efetuar o lançamento do imposto relativo à operação própria e o devido por substituição tributária e realizar a apuração e recolhimento conforme estabelecido na legislação tributária”.

Tramitação

Wilson Lima pediu aos deputados urgência na tramitação do projeto de lei.

A matéria chegou à ALE-AM na terça-feira (14), foi incluída na pauta da sessão de quarta-feira (15) e, no mesmo dia, o presidente da Casa, Roberto Cidade (União), despachou o texto para a análise das comissões técnicas.

A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e ainda não tem relator definido.

Com informações do Real Time.