Início » Disputa por vaga de Rosa no STF está entre Jorge Messias e Bruno Dantas
Política

Disputa por vaga de Rosa no STF está entre Jorge Messias e Bruno Dantas

A disputa pela vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal está afunilando entre dois candidatos: o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Segundo fontes próximas dos bastidores da disputa, ambos contariam com a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de alas importantes do PT.

Messias foi assessor do senador Jaques Wagner e da ex-presidente Dilma Rousseff. É visto com receio por setores mais progressistas por ser evangélico, mas é muito comprometido com as bandeiras do PT.

Dantas é o preferido do mundo político e já demonstrou sua lealdade a Lula com decisões muito firmes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia e em outros temas.

Os votos mais recentes de novo ministro Cristiano Zanin, mais ligados a pautas mais conservadoras, também aumentaram o clamor da esquerda por uma mulher negra na vaga de Rosa.

Até mesmo a primeira-dama Janja da Silva fez um comentário nas redes sociais no fim de semana, dizendo que um meme que comparava Zanin ao ministro André Mendonça era “engraçado, mas também um pouco trágico”.

Fontes que acompanham o assunto de perto dizem que Lula não descartou totalmente uma mulher para o STF, mas não encontrou nenhuma que seja da sua estrita confiança. E, segundo um ministro da Suprema Corte, para o presidente a confiança é hoje o principal fator.

CNN Brasil.