Início » Apagões na Internet: novo provedor chega para colocar Manaus na Era Digital
Tecnologia

Apagões na Internet: novo provedor chega para colocar Manaus na Era Digital

Rio de Janeiro - Uso de redes sociais para navegação na internet em telefones celulares do tipo smartphone para comunicação. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Faça chuva ou faça sol, uma coisa é certa em Manaus: a qualidade das conexões de Internet é péssima e não por acaso, as atuais operadoras lideram os rankings de reclamações de usuários, perdendo apenas para as concessionárias de energia e água, de acordo com os órgãos de proteção dos direitos do consumidor.

Quando o assunto é a velocidade da conexão, a situação piora. Dados do ‘Ranking Minha Conexão 2023’, que avalia provedores em todo o País, mostram a capital do Amazonas na vergonhosa 789ª colocação entre as cidades brasileiras, com 143.65 Mbps em média, muito abaixo até de outros municípios estaduais como Nhamundá, (77ª posição) e Rio Preto da Eva, que está no surpreendente 9º lugar, com 355.71 Mbps.

Apesar das propagandas e dos constantes avanços tecnológicos no setor, as falhas técnicas e o descompromisso das atuais operadoras tem reflexos diretos no cotidiano dos manauenses, desde as relações e mensagens pessoais, a aulas on-line que não acontecem e incalculáveis perdas econômicas em diversos setores.  

“Tenho um plano residencial e móvel com empresas diferentes e ambos são ruins. Como motorista de aplicativo, preciso de uma conexão que garanta a renda, mas todos os dias fico sem Internet. Acredito que as operadoras fazem um rodízio, porque dependendo do horário e local, você fica sem sinal, inclusive em casa, todos os dias entre 19h às 23h”, lamentou o motorista Eduardo Rocha.

Novas infovias

Para reverter o cenário de apagões constantes, o provedor WSP, com mais de 20 anos atuando nos estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará, iniciou suas operações em Manaus este mês com o compromisso de finalmente levar a cidade para a Era Digital.

Segundo o gerente da empresa, Marcelo Assante, um dos principais diferenciais da WSP é operar com três infovias de dados para Internet, ao invés de apenas uma, como as operadoras atuais na cidade.

“Construímos uma rede atravessando a Amazônia vindo de Sapezal (MT), passando por Santarém (PA) e chegando a Manaus, com rota própria, para ser alternativa da que vem por São Paulo e Brasília. Serão três rotas distintas e mesmo se duas caírem, nossos clientes continuam on-line, sem prejuízos e nem degradação de sinal”, destacou.

Terabits

Outros destaques da WSP em Manaus são o uso da fibra ótica em substituição ao cabeamento convencional que sofre interferências e distorcem a qualidade do sinal e também modernos equipamentos que proporcionam mais recursos e velocidade nas conexões residenciais e empresariais, inclusive para canais de TV e conteúdos do Google, Youtube e Netflix, entre outros, que passarão a ser armazenados e não precisarão ser “baixados” fora de Manaus.

Atualmente a WSP já implantou seu sistema em 70% da cidade e iniciou o período de testes do modelo e de treinamento de profissionais no bairro de Adrianópolis e arredores.

“Manaus terá tudo que os melhores provedores brasileiros tem, e me refiro a empresas que não existem na cidade. Teremos um sinal limpo que é luz pura em tubos de vidro e enquanto provedores estão falando em roteadores de megabits, nós estamos falando de terabits”, acrescentou Assante.