Início » Usina de energia solar localizada em Manaus ganha prêmio nacional de sustentabilidade
Tecnologia

Usina de energia solar localizada em Manaus ganha prêmio nacional de sustentabilidade

Projeto da Águas de Manaus foi reconhecido no 5º Prêmio Sustentabilidade, da ABCON SINDCON.

A Águas de Manaus foi uma das vencedoras do 5º Prêmio Sustentabilidade, entregue pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON). A cerimônia de premiação foi realizada na noite de segunda-feira (28) em São Paulo.

A concessionária foi reconhecida na categoria “Proteção e Restauração de Ecossistemas”, com o projeto “Usina de Energia Solar: Tecnologia Como Aliada de Práticas Manaus Sustentáveis”. 

Inaugurada em fevereiro deste ano, a maior usina de energia solar na modalidade Geração Distribuída da região Norte ocupa uma área de 20 mil metros quadrados na BR-174, no ramal da Fazenda Esperança e possui 2,55 MWp de potência instalada. Oito inversores e 4.960 placas solares formam o complexo energético.

A usina representa menor impacto ambiental com a produção de uma energia limpa, renovável e totalmente a partir da luz solar.  

“A Águas de Manaus está comprometida com a redução do consumo de energia e colocar em operação uma usina desse porte é fundamental para seguirmos na missão de uma cidade mais sustentável. Essa conquista foi possível pela equipe altamente competente que atuou na implantação desse projeto e que segue buscando soluções de baixo impacto ambiental para Manaus”, resume o gerente de Operações da concessionária, Lineu Machado.

Hoje, a usina atende a 68 unidades operacionais do serviço de água da capital amazonense. A estrutura representa mais um degrau na meta de redução de 15% consumo específico de energia até 2030. O compromisso foi assumido pelo grupo Aegea, do qual a Águas de Manaus faz parte, em uma operação até então inédita para empresas de saneamento do Brasil.

“Ficamos muito contentes com esse importante reconhecimento, que destaca ainda mais a busca constante da Aegea por soluções sustentáveis e eficientes para todas as operações de norte a sul do país. A adoção de energia solar pela Aegea faz parte do compromisso da companhia em colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de todas as suas decisões. O grupo faz uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais em suas concessões e trata o tema com total prioridade”, afirma o gerente de Gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética do grupo Aegea, Emerson Santana.