Início » Projeto Parlamento Jovem de Maués terá sua 3a. edição
Política

Projeto Parlamento Jovem de Maués terá sua 3a. edição

Dia 30 de agosto a Câmara Municipal de Maués irá realizar sessão solene com a defesa de Projeto de Lei por parte dos estudantes

A 3ª Legislatura do Programa Parlamento Jovem Mauesense 2023, será realizada no dia 30 de agosto, no Plenário Davino Gomes de Albuquerque. A sessão solene será destinada à defesa de Projetos de Leis apresentados pelos jovens parlamentares, e através de Projetos de Decreto Legislativo da Mesa Diretora, os estudantes serão homenageados com o Título de Honra ao Mérito Legislativo Estudantil.

Os participantes foram selecionados em suas próprias escolas. Desde então, os parlamentares jovens – na faixa etária de 14 a 20 anos – têm vivenciado a prática dos gabinetes, cada qual com o seu respectivo (a) vereador (a), conhecendo os demais poderes constituídos no município e participando de eventos como: palestras, visitas técnicas e sessões para se ambientar à Câmara e interagir com a sociedade civil.

O Parlamento Jovem Mauesense é uma iniciativa da Câmara Municipal de Maués por meio das Resoluções Legislativas nº 091/2021 e nº 099/2022, de autoria da Mesa Diretora, e tem como objetivo a participação e conscientização de jovens e adolescentes sobre a importância do Poder Legislativo, permitindo aos jovens estudantes vivenciar as funções e a rotina de um vereador, abrindo diálogos e discussões acerca de temas gerais ligados ao Município de Maués, como: inclusão educativa, diversidade de raça, etnia, gênero, integração regional e trabalho, melhoria da saúde e educação, sistema de saneamento básico, agricultura, pecuária, meio ambiente, sistema de abastecimento d’água, cultura e turismo, esporte e lazer, desenvolvimento sustentável, assuntos indígenas, defesa do consumidor, direitos humanos e participação cidadã.

Serão premiados os Jovens Parlamentares que apresentarem os 03 (Três) melhores Projetos de Leis e conforme o resultado também será premiado as 03 (três) Escolas melhor classificadas, com valores em Dinheiro e Materiais Permanentes.

A Sessão Solene terá presença da Mrs Brasil 2021, Laís Fernandes, da Sinhazinha do Boi Caprichoso, Valentina Cid, vereadores, advogados, além de outros convidados. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Maués, com a parceria da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Maués.