Início » Servidoras de Manaus são capacitadas em Brasília para uso do TransfereGov
Educação

Servidoras de Manaus são capacitadas em Brasília para uso do TransfereGov

Com duração de 40 horas, o TransfereGov Completo visa preparar o participante para todas as fases das transferências voluntárias, assegurando maior eficiência, eficácia e efetividade à atuação da Administração Pública em todo o processo.

Prefeitura de Manaus, representada pelas servidoras Silvana Bastos e Débora Lima, que fazem parte do quadro administrativo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), participou, de 26 a 30/6, em Brasília, do curso TransfereGov Completo (celebração, execução, acompanhamento/fiscalização e prestação de contas).

Silvana, atual gerente de Contratos e Licitações da Semseg, e Débora, que responde pela Gerência de Orçamentos e Finanças da pasta, foram as únicas amazonenses escolhidas para a capacitação, que tem por finalidade habilitar o servidor público para operacionalizar diversas modalidades de transferências de recursos da União, entre elas convênio, contrato de repasse, termos de parceria, colaboração e fomento.

Com duração de 40 horas, o TransfereGov Completo visa preparar o participante para todas as fases das transferências voluntárias, assegurando maior eficiência, eficácia e efetividade à atuação da Administração Pública em todo o processo.

“Nossa secretaria é nova e nós não tínhamos servidor habilitado para isso, então, pelo bom desempenho diário, as servidoras Silvana e Débora foram escolhidas para esta qualificação em Brasília, e agora estão aptas a utilizarem o TransfereGov, que anteriormente era conhecido como Plataforma +Brasil. Foram cinco dias de muito aprendizado”, explicou Jorcélia Pires, diretora do Departamento de Administração e Finanças (DAF) da Semseg.

Para a servidora Silvana, a experiência foi bastante enriquecedora. “A participação foi uma oportunidade única que eu tive. O curso foi bastante instrutivo e vai agregar muito no trabalho que desenvolvemos na secretaria. Valeu muito a pena participar. A dinâmica contou com aulas teóricas e práticas. O curso foi dividido em módulos, inclusive, no final teve um quiz e nós nos destacamos no teste”, disse.

Já para Débora, o curso vai agregar na aquisição de recursos para projetos futuros da secretaria. “Além de ter que lidar com essa ferramenta, tivemos também experiências com pessoas de outros estados que já trabalhavam com o TransfereGov. Essa plataforma ajuda a trazer recursos da União para nossa cidade, as chamadas transferências”, concluiu.