Início » NEC leva portfólio de soluções avançadas à Futurecom 2023
Notícias Corporativas

NEC leva portfólio de soluções avançadas à Futurecom 2023

A empresa destaca no evento seu posicionamento como integradora e provedora de soluções baseadas em tecnologias avançadas e serviços

O Futurecom será palco, do dia 03 a 05 de outubro, em São Paulo (SP), da apresentação que reúne as principais soluções que a NEC está disponibilizando para o mercado brasileiro atualmente, dedicadas aos segmentos de empresas, operadoras, governos e agronegócio. O leque de produtos e serviços apresentados este ano, no estande E71, está totalmente em linha com o portfólio que a multinacional japonesa tem trabalhado localmente e que foi estabelecido no plano estratégico 2025.

As soluções de automação, observabilidade e os serviços gerenciados, direcionados às redes das empresas e das operadoras, estarão em destaque este ano. Com base na ampla expertise que detém na orquestração de sistemas, reunida ao longo de mais de 20 anos de atuação nesta atividade no País, a NEC montou uma oferta que visa potencializar o funcionamento das redes, tornando-as mais eficazes, inteligentes e seguras. Isso porque, de acordo com a proposta da empresa, a automação, que utiliza tecnologias próprias e de parceiros, agiliza os processos e traz benefícios de ponta a ponta. A observabilidade, por sua vez, garante mais visibilidade e previsibilidade à rede, monitorando a ocorrência de eventuais falhas, principalmente na fase de experiência do cliente.

 

De acordo com José Renato Gonçalves, presidente da NEC no Brasil, o pacote de soluções – que envolve automação, observabilidade e serviços gerenciados – foi formatado tomando como base essencialmente as necessidades dos clientes percebidas ao longo de cerca de duas décadas. “São soluções que se complementam e exaltam a vocação da NEC, que é acompanhar os clientes em sua jornada, acima de tudo, de forma consultiva”, sintetiza o executivo.

 

Alinhada com as demandas do mercado atual, que precisam levar conectividade a lugares onde ainda não há cobertura de Internet, o segmento de Mobile (redes móveis) da NEC visa ressaltar durante o Futurecom a solução de redes privativas. Juntamente com outras empresas que compõem seu ecossistema de parceiros, a companhia coloca em prática nessa oferta sua expertise em integração. Inclusive, a NEC atuou em parceria com um pool de players de várias áreas como orquestradora no projeto OpenCare 5G, uma iniciativa do InRad e do InovaHC que atraiu muito a atenção no cenário nacional em virtude de seu caráter inovador.

 

Ainda na área de Mobile, a companhia compartilhará com o público do Futurecom as soluções que fazem parte do guarda-chuva NEC Aspire. As ofertas formatadas pela empresa que passou a compor o grupo da multinacional japonesa contemplam desde serviços de consultoria e profissionais para RAN, Core, Cloud, até soluções de software e/ou serviços para eficiência energética em redes móveis, de consultoria para otimização de CAPEX (Smart CAPEX), de auditoria de consistência de funcionalidade e baseline de configuração de redes de acesso (RAN), bem como de operação proativa. Fazem parte desse rol de produtos, também, as soluções para 5G, desde a definição da estratégia, solução e a implementação.

 

“Trazemos para o evento um portfólio de Mobile muito antenado com as demandas do mercado, seja de Enterprise ou das operadoras. Para isso, convidamos para estar ao nosso lado no evento os parceiros Adtran, Accedian, Cisco e as empresas do Grupo NEC – Netcracker e Aspire”.

 

Outro destaque tecnológico, que a empresa mostra pela primeira vez no Futurecom, é o CropScope, direcionado ao agronegócio. A plataforma reúne e converge os dados extraídos de ferramentas, como sensores de solo, análise de dados históricos, imagens captadas por meio de drones e satélites, entre outras, com o objetivo de disponibilizar para o agricultor, por meio de Inteligência Artificial (IA), um cenário completo e em tempo real, que o ajudará na tomada de decisões. O CropScope garante o aspecto da previsibilidade, tão importante no contexto do campo, tendo em vista as mudanças bruscas do clima, por exemplo. “O fator da previsibilidade, um dos benefícios que traz a plataforma, também tem atraído um mercado de outros atores, como as cooperativas, empresas de seguros e instituições financeiras que atuam no financiamento da safra. Até o momento, estão implementadas provas de conceito (POCs), com foco nas culturas de cenoura e uva, e a intenção é expandirmos para outras culturas”.

 

As soluções direcionadas ao âmbito dos governos também têm espaço na participação da NEC no Futurecom deste ano. A oferta da empresa com foco em cidades inteligentes, que está implantada em várias cidades da América do Sul, como Tigre e Buenos Aires, na Argentina, tem um enfoque, no âmbito brasileiro, principalmente nos aspectos da segurança e da sustentabilidade. Ferramentas de Inteligência Artificial são coordenadas pela plataforma City SensAI, que tem como objetivo orquestrar múltiplos sistemas, sensores e dispositivos, permitindo a integração de diversas tecnologias e possibilitando interoperabilidade entre elas. “Acreditamos que a tecnologia pode contribuir fortemente para ajudar a melhorar muitos aspectos das nossas cidades, com ênfase para alguns fatores, como a segurança e a preservação do Meio Ambiente”.

 

Com enfoque na segurança e no acesso dos cidadãos aos serviços públicos, mais uma vez, a NEC ressalta em sua participação no Futurecom as soluções voltadas à identificação digital. Com um amplo espectro de aplicabilidade, os sistemas da multinacional japonesa identificam a face, a íris e a impressão digital, inclusive de bebês. “Como a pele dos dedos dos bebês é muito fina e macia, isso dificulta o reconhecimento do desenho da impressão digital deles. No entanto, é muito importante colher esse tipo de dado o quanto antes, a fim de introduzir esses pequenos cidadãos ao sistema público de saúde e de direitos civis”.

 

“Um dos aspectos mais importantes da nossa participação no Futurecom 2023 é o fato de podermos apresentar ao público soluções convergentes, o que mostra a coerência do portfólio da empresa, seja em Mobile, cidades inteligentes, Digital ID, agronegócio ou sistemas de rede. Consolidando toda essa proposta, temos no cerne de cada oferta a segurança cibernética ‘Security by Design’. Esse selo significa que idealizamos cada produto ou serviço com base no conceito primordial da cibersegurança”.