Início » Projeto de Peixoto sobre alimentação consciente avança na CMM
Política

Projeto de Peixoto sobre alimentação consciente avança na CMM

O PL propõe a inclusão da “Semana da Alimentação Consciente” no calendário oficial do município de Manaus

Durante a Sessão Extraordinária desta quarta-feira (16/08), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou o Projeto de Lei (PL) nº 465/2021, de autoria do vereador Peixoto (Agir) que propõe a inclusão da “Semana da Alimentação Consciente” no calendário oficial do município de Manaus. Os parlamentares aprovaram o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) à emenda 01 e ao PL, com isso a proposta segue para a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

A ideia do projeto é instituir a “Semana da Alimentação Consciente”, a ser realizada anualmente, dos dias 14 a 20, já que no dia 16 de outubro se comemora o “Dia Mundial da Alimentação”. O autor do PL afirma que o mesmo tem por objetivo esclarecer e orientar a população acerca da alimentação consciente, alertando a sociedade para este tema de saúde pública e promovendo o acesso à informação e conscientização.

“A alimentação é a principal maneira de se prevenir e até mesmo tratar doenças. Este assunto não deve ficar longe do parlamento, como legisladores devemos procurar ações que possam colaborar com a qualidade de vida da nossa população e esse é o objetivo desta ação, trabalhar a informação e conscientização da importância de uma alimentação consciente”, explica Peixoto.

Levantamentos e estudos de renomadas organizações de saúde mostram que o baixo consumo de frutas, hortaliças, grãos e legumes e o alto consumo de alimentos processados, como guloseimas e alimentos instantâneos aumentam o risco de diversos problemas de saúde pública como obesidade, diabetes e câncer. 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o número de pessoas obesas, entre 18 e 24 anos, teve um aumento expressivo em apenas um ano. Em 2022, 9% dessa população tinha índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30 kg/cm², o que configura obesidade. Já em 2023, esse percentual subiu para 17,1%. O MS também aponta que 56,8% da população brasileira está com excesso de peso, uma soma de pessoas com sobrepeso e com obesidade, ou seja, estão com IMC igual ou acima de 25kg/cm². O índice chega a 68,5% na faixa etária que tem entre 45 e 54 anos e a 40,3% entre os mais jovens. Para o vereador, a alimentação é a principal maneira de combater essa crescente.

“A cada ano vemos aumentar esses tristes números de doenças diretamente ligadas à alimentação. Obesidade e diabetes são doenças sérias, que infelizmente tem alta mortalidade, mas podem ser combatidas através de uma alimentação de qualidade. Temos muitas opções de leguminosas e frutas em nosso estado, mas ainda faltam informações de como utilizá-las para o nosso benefício”, argumenta o parlamentar.

Peixoto reitera o papel da Câmara Municipal de Manaus como aliada na melhoria da saúde da população manauara e que o PL é uma ferramenta de apoio.

“Aprovar este projeto é, a curto e médio prazo, uma forma de todo parlamentar auxiliar na melhoria da vida da população, através da propagação de informações importantes quanto ao uso de determinados alimentos e a longo prazo, amenizar e quem sabe desafogar o fluxo da procura pelo nosso sistema básico de saúde, com pequenos cuidados que podem ser feitos em casa. Não devemos esquecer que a conscientização é sempre a melhor arma contra a desinformação e neste caso, contra o adoecimento da nossa gente”, finaliza o vereador.