Início » Mais de 600 empresas foram abertas no Amazonas em novembro
Amazonas Economia

Mais de 600 empresas foram abertas no Amazonas em novembro

Crescimento de 2,9% em comparação ao mesmo período do ano passado

A Junta Comercial do Amazonas (Jucea) registrou, no mês de novembro, a abertura de 602 novas empresas no estado, um crescimento de 2,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. Outro destaque de novembro, foi o município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), que constituiu 20 novos empreendimentos na cidade, o maior número entre os municípios do interior do estado.

Os dados são do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e estão disponíveis para consulta no site, www.jucea.am.gov.br. Os números não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal.

“A modernização dos serviços da Jucea, hoje, são grandes facilitadores aos empreendedores, tornando atraente a constituição de novos empreendimentos, mesmo num período que ocorre uma desaceleração natural na abertura de novas empresas, devido ao fim de ano”, afirma a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins.

É o que destaca também o usuário da Jucea, Rui Nogueira, 41. “Os serviços oferecidos pela Jucea são importantes no auxílio na outra forma de formalizar um empreendimento. Consigo tirar todas as minhas dúvidas de forma clara e objetiva,” concluiu.

Segmentação

No mês de novembro, 338 empresas foram consolidadas pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae), na área de serviços, 215 pelo setor de comércio, e 18 na segmentação de indústria.

Tempo médio

Em relação ao tempo médio, na análise de processo do registro empresarial em novembro, o cidadão levou o tempo de espera de 43 minutos para aprovação do processo de constituição de registro empresarial. Este é o tempo, que o analista do órgão, consegue revisar os dados fornecidos pelos empreendedores, como: capital social, sócios, endereço e o Nire (Número de Identificação do Registro de Empresas).

Municípios

No que diz respeito aos cinco municípios que mais constituíram empresas em novembro no Amazonas destacam-se: Manaus com 421 novas empresas; seguida por Itacoatiara com 20, sendo 14 novos empreendimentos no segmento de serviço e seis no de comércio; Humaitá vem em seguida com 15; Parintins com 12; e Manacapuru com 10 novos empreendimentos