Início » Abertas as inscrições para municípios do Amazonas que aderiram ao Garantia Safra 2023/2024
Amazonas

Abertas as inscrições para municípios do Amazonas que aderiram ao Garantia Safra 2023/2024

As inscrições são válidas para produtores rurais e agricultores familiares das microrregiões do Juruá, Madeira e de Manaus

Os produtores rurais e agricultores familiares de 16 municípios, oriundos das microrregiões do Juruá, Madeira e Manaus, podem se inscrever no Programa Garantia Safra. O serviço é uma ação do Governo Federal, coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). O programa visa atender agricultores que possam sofrer perdas na safra 2023/2024.

Os municípios das localidades de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Humaitá, Manicoré, Borba, Novo Airão, Apuí e Juruá, poderão realizar as inscrições até o dia 20 de março, nas Unidades Locais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Agropecuário do Amazonas (Idam).

E os das localidades Manaus, Autazes, Careiro e Manacapuru, poderão realizar até o dia 20 de maio.

“Nós estamos expandindo o programa para os produtores das microrregiões do Madeira e de Manaus, além dos sete municípios da bacia do Juruá que já atuamos. É um momento importante que estamos iniciando as inscrições com duas datas distintas, e precisamos divulgar o programa para que os agricultores familiares tenham conhecimento da importância do Garantia Safra, no cotidiano deles e que eles tenham segurança no plantio deles”, comentou o coordenador do programa, Heitor Liberato.

Para o agricultor aderir ao programa, precisa ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e ter plantado de 0,5 a 6 hectares de milho, arroz, feijão, mandioca ou algodão e possuir renda familiar mensal de no máximo, um e meio (1,5) salário mínimo.

O benefício no valor de R$ 1.200,00 será pago diretamente aos agricultores e produtores, por meio das agências lotéricas da Caixa Econômica Federal (CEF).