Início » “Mussum, o Filmis” é o grande vencedor do 51º Festival de Cinema de Gramado
cultura

“Mussum, o Filmis” é o grande vencedor do 51º Festival de Cinema de Gramado

“Mussum, o Filmis” foi o grande vencedor da 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O longa-metragem de Silvio Guindane, cujo enredo é sobre a vida de Mussum, levou seis Kikitos – prêmio máximo do evento –, incluindo o de “Melhor Filme pelo Júri Popular” e “Melhor Ator” para Aílton Graça.A cerimônia de encerramento e entrega de troféus ocorreu na noite do último sábado (19), na cidade da serra do Rio Grande do Sul.

Neste ano, três títulos tiveram maior destaque – além da cinebiografia de Mussum, “Tia Virgínia“, de Fabio Meira; e “Mais Pesado é o Céu“, dirigido por Petrus Cariry, foram os outros dois grandes premiados.Enquanto o primeiro recebeu ao todo cinco Kikitos – incluindo o prêmio de “Melhor Atriz” –, o filme de Cariry ganhou o prêmio de “Melhor Direção”, além de receber outros três troféus.

O encerramento do festival foi marcado ainda pela homenagem à Léa Garcia, que faleceu aos 90 anos na terça-feira (15) em decorrência de um infarto no hotel em que estava em Gramado. Ao lado da também atriz Laura Cardoso, ela receberia um troféu Oscarito pela sua contribuição ao cinema nacional.O prêmio então foi recebido por seu filho Marcelo e se junta aos outros três Kikitos que ela recebeu em vida. A atriz foi aplaudida de pé durante a homenagem aos artistas que morreram neste ano.

CNN Brasil.