Início » Phubbing: o que é e como ele pode atrapalhar seu relacionamento
Entretenimento

Phubbing: o que é e como ele pode atrapalhar seu relacionamento

Junto de todas as inovações tecnológicas, surgem preocupações com os efeitos colaterais das novidades sobre a vida das pessoas. Um desses reflexos é o phubbing — junção dos termos snubbing (esnobar) e phone (telefone) do inglês —, isto é, o ato de ignorar pessoas por dar atenção demais ao celular.

Dentro da dinâmica dos relacionamentos amorosos, o uso excessivo do celular pode ser um empecilho. Segundo a psicóloga Ana Maria Coelho, o phubbing pode desencadear uma série de diferentes problemas em uma relação, desde falhas na comunicação até a diminuição da conexão emocional entre os parceiros.

A especialista alerta para problemas que podem vir na esteira do phubbing, como questões de privacidade, ciúmes e inseguranças, além de cobranças por rapidez nas respostas e disponibilidade — que podem ser geradas pela alta exposição na internet.

Como fazer para evitar o phubbing?

Para amenizar os efeitos e garantir que seu parceiro está recebendo a atenção merecida, Ana Maria Coelho indicou algumas estratégias:

1 – Pratique a escuta ativa

Ouça seu companheiro com atenção e foco. Isso fortalece a comunicação e a conexão emocional.

2 – Estabeleça momentos de qualidade

Aposte em momentos especiais, como jantares sem celulares ou atividades compartilhadas que permitam um tempo de qualidade juntos.

3 – Reconheça e elogie

Saiba apontar e parabenizar seu parceiro pelas contribuições no relacionamento. Isso aumenta a probabilidade de que essas posturas se repitam.

4 – Intervale o tempo de resposta

Em vez de responder a todas as mensagens ou notificações imediatamente, aumente o tempo que você demora para responder aos estímulos do celular. Isso pode evitar a dependência excessiva do aparelho.

5 – Estabeleça limites

Imponha barreiras e não use celulares em momentos específicos, como durante as refeições ou antes de dormir.

6 – Mantenha contato físico

Estreite as interações físicas para fortalecer a intimidade e a proximidade emocional.

Celular como aliado nas relações

phubbing não é a única consequência do uso de celulares em relacionamentos. O aparelho pode — e deve — ser utilizado para potencializar as relações.

Para Ana Maria Coelho, a velocidade da comunicação via celular pode ajudar os casais a manterem contato constante.

“Através de mensagens, fotos e vídeo, os parceiros podem compartilhar suas experiências diárias, criando uma sensação de conexão e intimidade, mesmo quando estão separados”, defendeu.

A psicóloga disse que aparelho pode ajudar os parceiros a não esquecer de coisas importantes — como datas especiais, compromissos e eventos — e potencializar as atividades compartilhadas dentro da relação.

Ela defende a ponderação e o “equilíbrio saudável no uso do celular”, para que a tecnologia não ocupe o lugar das interações físicas e do tempo de qualidade dedicada ao parceiro.

“Utilizar a tecnologia de forma consciente e respeitosa é fundamental para que o celular seja um aliado positivo nas dinâmicas dos relacionamentos.”

De CNN Brasil.