Início » Posso dar gelo para meu cachorro? Tire dúvidas de como amenizar calor para os pets
Saúde

Posso dar gelo para meu cachorro? Tire dúvidas de como amenizar calor para os pets

Uma onda de calor está afetando os países do hemisfério norte, e é importante tomar medidas para manter seus animais de estimação seguros. Aqui estão algumas dicas do cirurgião veterinário Ben Simpson-Vernon:

  • Identifique os cães que estão em maior risco de insolação. As raças mais jovens e enérgicas, e as raças de cães braquicefálicos (com cabeças achatadas) são mais propensas a sofrer insolação.
  • Não leve seu cachorro para passear se estiver muito quente. A regra dos sete segundos é um bom indicador de se a superfície está muito quente para seu cachorro andar. Se você não consegue manter a mão encostada confortavelmente na superfície por sete segundos, está muito quente para seu cachorro passear.
  • Dê gelo para seu cachorro se refrescar. Não há evidências de que dar gelo para seu cachorro seja prejudicial. Na verdade, pode ser uma maneira eficaz de ajudá-los a se refrescar.
  • Os gatos aguentam mais o calor do que os cachorros, mas ainda precisam de cuidados. Certifique-se de que seus gatos tenham acesso a água fresca e sombra, e incentive-os a beber o máximo possível. Você também pode tentar congelar a água que sobra nas latas de atum para fazer um petisco refrescante.
  • Os répteis são muito menos suscetíveis a insolação, mas ainda precisam ser protegidos do calor excessivo. Certifique-se de que o viveiro não esteja sob luz solar direta, e verifique a temperatura regularmente.
  • Os pássaros também podem sofrer insolação, especialmente se estiverem em uma gaiola sem sombra. Borrife um pouco de água ao redor deles para ajudá-los a se refrescar.
  • Os peixes também podem sofrer insolação se o aquário estiver muito quente. Certifique-se de que o sistema de filtragem esteja funcionando corretamente e verifique a temperatura da água regularmente.

Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a manter seus animais de estimação seguros durante a onda de calor.