Início » Mais duas unidades de saúde revitalizadas são entregues em Manaus
Saúde

Mais duas unidades de saúde revitalizadas são entregues em Manaus

Dando sequência ao pacote de revitalizações realizadas pela atual gestão municipal, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou mais duas Unidades de Saúde da Família (USFs), na manhã desta sexta-feira, 4/8. As unidades O-19 e O-53 estão localizadas na zona Oeste da capital e são referência para 8 mil pessoas que residem nas áreas de abrangência da Compensa 2 e do Parque Riachuelo 1, no Tarumã, respectivamente.

Com mais essa ação, a prefeitura chega a 46 unidades de pequeno porte, de um total de 68, já modernizadas, para melhor atender a população na área da atenção primária em saúde, como destacou David Almeida.

“Só nesta semana, foram oito unidades entregues e, agora, vamos entrar nas demais unidades que faltam, de um total de 68 desse porte. Todas as unidades que foram revitalizadas receberam equipamentos e mobiliários novos, além da reforma total na parte elétrica, hidráulica, forro, telhado e pintura. Além disso, vale lembrar que essas USFs são equipadas com uma farmácia que contém todos os 75 itens da lista da Atenção Básica. Assim, seguimos o nosso planejamento de ampliar o nosso êxito na saúde básica e, até o fim do ano, vamos entregar todas as 68”, enfatizou Almeida.

As revitalizações fazem parte do planejamento de modernização da rede municipal de saúde e visam oferecer mais conforto e segurança nos atendimentos de Atenção Primária à Saúde (APS) em toda a cidade.

Titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe fez questão de ressaltar a importância dessas unidades de pequeno porte, para melhorar os serviços oferecidos à população, principalmente, em bairros mais isolados da capital. “As unidades de saúde família cumprem um papel primordial na promoção da saúde e na prevenção de doenças e a reestruturação dessas unidades, com todos os serviços da Atenção Primária, medicamentos e equipes completas, se soma aos outros esforços da gestão para manter a saúde básica de Manaus como a melhor do Brasil”, concluiu.

Serviços

As USFs de pequeno porte, classificadas como porte 1B, com 132 metros quadrados de área construída, contam com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) formada por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, assistente de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Os serviços ofertados incluem assistência ao pré-natal e puerpério, assistência ao recém-nascido, acompanhamento  do crescimento e desenvolvimento infantil, planejamento reprodutivo, coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, coleta de material para exame laboratorial, aplicação de vacinas do calendário básico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, retirada de pontos, realização de curativos e dispensação de medicamentos, além do acompanhamento de programas sociais e atenção à vigilância nutricional.

A unidade oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, realizadas na própria unidade, e visitas domiciliares para acompanhar a saúde de crianças, adolescentes, adultos e idosos, feitas pela equipe de ESF, dentro da área de abrangência da equipe.