Início » Governo Lula vai retomar 196 obras inacabadas da Educação no Amazonas
Política

Governo Lula vai retomar 196 obras inacabadas da Educação no Amazonas

Entre as 3,5 mil obras da educação de todo o país, contempladas no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica do Ministério da Educação, 196 são do Amazonas, disse ao ÚNICO o Ministério da Educação (MEC). Medida Provisória que autoriza a retomada dessas construções foi assinada na última sexta-feira (12) pelo presidente Lula, em solenidade no Ceará.


O Ministério da Educação enviou ao ÚNICO a tabela completa com a indicação dos municípios contemplados e quantas e quais serão as obras educacionais a serem retomadas no governo Lula. Veja a lista completa no final desta matéria.

Obras abandonadas

De acordo com o MEC, a conclusão desses estabelecimentos de ensino no Amazonas vai possibilitar à rede de educação do Estado mais 74 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; 87 escolas de ensino fundamental, além de 35 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.
O município de Autazes é o local onde tem mais obras inacabadas da educação, um total de 18 escolas, a maioria são de ensino fundamental, seguida de Jutaí, com 15 escolas. Manacapuru e Tonantins, têm, juntas, 10 escolas que terão as obras retomadas. Em Manaus, serão 8 escolas, sendo 5 de ensino infantil e, 3, de ensino fundamental.

Repactuação

A repactuação da retomada das obras será feita entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), com o município ou Estado, transferindo os valores correspondentes após a comprovação da efetiva evolução da obra. O prazo para a conclusão dessas obras é de 24 meses, que pode ser prorrogado pelo FNDE, por igual período, uma única vez.

De Portal ÚNICO.