Início » Fisioterapia Desportiva: programa prepara servidores-atletas do TCE-AM para a OTC 2023, no Pantanal
TCE

Fisioterapia Desportiva: programa prepara servidores-atletas do TCE-AM para a OTC 2023, no Pantanal

Para garantir um desempenho de excelência e a integridade física dos servidores que competirão representando o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) nas Olimpíadas dos Tribunais de Contas (OTC), o setor de Fisioterapia da Corte de Contas, ligado à Diretoria de Saúde (Disau), está oferecendo um abrangente programa de Fisioterapia Desportiva.

“Esse é um projeto essencial para a segurança e alto desempenho dos nossos servidores-atletas nas Olimpíadas dos Tribunais de Contas. A abordagem preventiva e de recuperação oferecida pelo programa é um compromisso que reflete nossa dedicação em garantir que nossos competidores estejam preparados e saudáveis para enfrentar os desafios da competição em Cuiabá”, destacou o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

O programa oferece acompanhamento fisioterapêutico abrangente para os servidores-atletas, incluindo preparação física e intervenções destinadas a minimizar o risco de lesões nos períodos pré-competição, durante os jogos e no pós-competição, com o uso do método de recuperação. A equipe de fisioterapia conta com dois fisioterapeutas e dois educadores físicos para apoio dos atletas.

A ideia é deixar os servidores-atletas preparados para as competições, que acontecerão na primeira metade do mês de outubro, em Cuiabá, no estado do Mato Grosso (MT). Serão cerca de 100 atletas, entre servidores ativos, cedidos e terceirizados, que estarão representando o TCE-AM no evento esportivo.

Conforme a fisioterapeuta Fabíola Frota, a grande quantidade de modalidades que serão disputadas pelos servidores requer também um bom preparo.

“Teremos participantes de diversas idades, sendo a maioria dos servidores acima de 35 anos, muitos dos quais disputarão múltiplas modalidades, alguns chegando a jogar até quatro partidas em um único dia de competição, portanto idealizamos o programa Fisioterapia Desportiva para dar esse preparo para que os atletas possam performar de forma mais segura”, explicou.

Ainda segundo a fisioterapeuta, o programa abrange três campos principais de atuação: a prevenção, recuperação e reabilitação.

“Através de estudos já realizados, foi comprovado que o serviço de Fisioterapia Desportiva é eficaz na redução da incidência de lesões em modalidades de alta intensidade, exatamente como as que serão disputadas nas OTC em outubro. a recuperação rápida dos atletas é facilitada pela aplicação de recursos físicos, permitindo uma pronta recuperação após a prática esportiva. Em competições de curta duração, como é o caso da OTC, o processo de recuperação imediatamente após cada partida é crucial para reduzir o risco de lesões e manter o desempenho ao longo dos jogos”.

Para Vinícius Dantas, servidor do TCE-AM e membro da Associação Nacional Olímpica, Recreativa, Cultural e Social dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Anostc), o tratamento preventivo oferecido pela fisioterapia é essencial para manter os atletas saudáveis e preparados para as Olimpíadas dos Tribunais de Contas em Cuiabá.

“A carga intensa de treinamentos e competições exige uma abordagem abrangente de recuperação e reabilitação para evitar lesões graves. A fisioterapia desempenha um papel fundamental tanto antes do evento quanto durante, proporcionando apoio necessário para que os atletas alcancem o melhor desempenho físico e melhores colocações nas competições”, comentou.

OTC 2023

Promovida pela Associação Nacional Olímpica, Recreativa, Cultural e Social dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Anostc), a Olimpíada dos Servidores 2023 (OTC) acontece em Cuiabá (MT), entre os dias 8 e 15 de outubro.

Ao todo, serão disputadas 24 modalidades nesta edição da OTC, entre esportes individuais e coletivos. A edição contará com atletismo, basquete, beach tennis, bocha, boliche, bozó, corrida, damas, dominó, futebol society, futsal, futevôlei, natação, pebolim, pesca, pôquer, sinuca, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, truco, vôlei indoor, vôlei de praia e xadrez.