Início » Mercado imobiliário dos EUA atrai investidores brasileiros
Notícias Corporativas

Mercado imobiliário dos EUA atrai investidores brasileiros

Pesquisa aponta que 6% dos estrangeiros que compram imóveis no país têm nacionalidade brasileira; fundador da empresa brasileira NHP Builder Homes, que constrói casas nos Estados Unidos, avalia as vantagens de investir no mercado imobiliário norte-americano

De acordo com estudo realizado pela Redfin Estimate, ferramenta de avaliação residencial do principal marketplace imobiliário dos Estados Unidos, em janeiro deste ano houve uma redução no valor de mercado de imóveis em diversas cidades do país. As maiores quedas foram registradas em São Francisco (-24,8%), Washington DC (-24,7%) e Chicago (-19,7%).

A Flórida, no entanto, é considerada uma exceção a essa tendência e mostra-se como um mercado promissor para investidores que buscam opções fora do Brasil. O mercado residencial de Miami, por exemplo, registrou alta de 20% em 2022, em comparação com o ano anterior.

Entre 2009 e 2022, ou seja, nos últimos 14 anos, o estado da Flórida é a principal escolha de compradores estrangeiros, segundo o Miami Realtors, a maior associação local de corretores de imóveis nos Estados Unidos. De acordo com uma pesquisa realizada por essa instituição, no ano passado, 24% do total de imóveis adquiridos por compradores estrangeiros estavam localizados na Flórida. A pesquisa também aponta que, do total de compradores estrangeiros, 6% eram brasileiros.

O empreendedor Pedro H. Noronha, fundador da empresa NHP Builder Homes, reconhece o potencial de crescimento do mercado imobiliário da Flórida. “Ao longo dos anos, muitos imóveis em diversas regiões do estado têm experimentado uma valorização significativa, o que pode resultar em oportunidades de ganho de capital para investidores.”

Noronha lista como principais características a estabilidade econômica do estado, que oferece uma base sólida para investimentos e reduz a volatilidade econômica; os benefícios fiscais atrativos para investidores, como a ausência de imposto de renda estadual e baixos tributos imobiliários; e a alta demanda por acomodações de aluguel de curto prazo, por ser um destino turístico popular.

“Investir em imóveis na Flórida é também uma ótima alternativa para diversificar o portfólio de investimentos, reduzindo a exposição a riscos concentrados em um único mercado”, afirma o fundador da NHP Builder Homes.

Investir em Ocala

De acordo com a Miami Realtors, a cidade de Ocala, localizada a 150 km de Orlando, está entre os destinos favoritos dos compradores estrangeiros. Trata-se de uma cidade histórica cercada por uma paisagem natural exuberante, com rios de águas cristalinas e a maior floresta dos Estados Unidos, a Floresta Nacional de Ocala, além de ser reconhecida como o polo equestre da Flórida.

Pedro H. Noronha ressalta que, nos últimos anos, a cidade passou a sediar grandes empresas e registrou o aumento de empregos não agrícolas, o que vem impulsionando o crescimento do setor imobiliário.

A NHP Builder Homes, fundada por Noronha, está investindo em Ocala, buscando impactar o mercado imobiliário da região. A empresa pretende implementar na cidade, ainda neste ano, um projeto-piloto de construção de 12 a 15 casas. “Buscamos fornecer opções de moradia de qualidade para pessoas de diferentes perfis, desde famílias à procura de uma casa nova e confortável até jovens profissionais que desejam um imóvel moderno e funcional”. O objetivo da empresa é impulsionar o crescimento econômico da região, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento sustentável.

O empresário, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado imobiliário, diz acreditar no potencial da região e planeja investir cerca de US$ 3 milhões em seu projeto, com a previsão de dobrar esse investimento em 2024, com a construção de cerca de 25 novas casas em Ocala e nas regiões próximas.

Noronha avalia que a tendência de valorização de propriedades em todo o estado deve continuar em 2024.

Para saber mais, basta acessar http://www.nhpbuilder.com