Início » Serasa Experian oferece bolsas de estudo gratuitas para jovens periféricos do Pará ingressarem na área de Tecnologia 
Educação

Serasa Experian oferece bolsas de estudo gratuitas para jovens periféricos do Pará ingressarem na área de Tecnologia 

Aérea da área metropolitana de Belém, com vista para a Estação das Docas, mercedários e baía do Guajará Belém/PA - 12.06.05 Foto: CARLOS SODRE

A Serasa Experian, em parceria com a Gerando Falcões, está oferecendo ao longo de 2023, 840 bolsas de estudos 100% gratuitas para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de diversos lugares do Brasil, que queiram ingressar no mercado de tecnologia, programação e dados. As inscrições começam hoje, dia 21 de agosto, e as vagas são destinadas para jovens de 18 a 29 anos que residem em periferias e estejam cursando ou tenham completado o ensino médio em instituição pública ou em particular sendo bolsista.

Em Belém, no Pará, serão ofertadas 100 bolsas de ensino com bolsa de até R$ 500 mensais para auxílio de custo na participação do programa. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.serasaexperian.com.br/transformese.

As aulas acontecerão presencialmente em uma unidade do Senac e terão duração de até 260 horas divididas em duas fases, que contemplarão informática básica e programação. Além disso, os jovens candidatos que forem selecionados contarão com diversos benefícios como mentoria de carreira feita por profissionais da Serasa Experian, acompanhamento social e pedagógico personalizado, possibilidade de certificação do Senac ao final do curso e apoio para inserção no mercado de trabalho.

A iniciativa faz parte do Programa Transforme-se da Serasa Experian, que existe há 2 anos e tem como objetivo desenvolver pessoas em situação de vulnerabilidade na área de programação, um setor que só cresce e gera oportunidades de emprego. Esse projeto já contemplou regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Nessa rodada, além do Pará, as turmas ocorrerão em Santa Catarina e no Ceará.

O gerente executivo de Sustentabilidade da Serasa Experian, Paulo Gomes, comenta que o ingresso no mercado de trabalho é um processo árduo para os jovens, especialmente para aqueles que não tiveram oportunidade de ter formação adequada. “Queremos transformar a vida dos jovens da periferia por meio da educação, quebrando barreiras para diminuir a desigualdade. Teremos uma abordagem completa, com conteúdo técnico consistente, desenvolvimento humano e atenção diferenciada para cada indivíduo, garantindo que possam extrair o máximo da oportunidade. Ao final, esses jovens estarão aptos a trabalhar em qualquer empresa ou área de tecnologia”.

“O mercado de tecnologia tem crescido a cada dia, e uma parceria como essa abre caminhos para que jovens moradores de periferias tenham suas habilidades valorizadas e possam expandir a consciência, os colocando na trilha da inclusão produtiva. Fico muito feliz porque sei que centenas de oportunidades e possibilidades estão se abrindo para futuros brilhantes”, complementa Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.

Como o Transforme-se vai funcionar?

• Bolsa 100% gratuitas para estudar com a metodologia Senac.

• Carga horária: até 260 horas, de 1 a 6 meses de aulas presenciais (a depender da localidade) no período da tarde ou noite.

• No Pará, será ministrado na cidade de Belém, no Senac – Rua Aristides Lobo, 1058. Bairro: Reduto. (Esquina com Rua Benjamin Constant) – CEP: 66017-010.

• O primeiro módulo vai abordar temáticas sobre Informática Básica e Lógica de Programação com 60h de duração. Caso o aluno cumpra os critérios de avaliação e seja aprovado no módulo 1, no segundo terá como foco a Programação de Sistemas, com 200h de duração.

• Mentoria com profissionais da Serasa Experian.

• Bolsa-auxílio para estudantes de até R$ 500 por mês.

• Acompanhamento social e pedagógico individualizado.

• Serão 316 bolsas no total, sendo 120 para Santa Catarina, 96 para o Ceará e 100 para o Pará. Asinscrições ficarão abertas até o dia 15 de setembro e as aulas têm início em 23 de outubro.

Para se inscrever, clique aqui

Esta é a quarta edição do programa, que já ofereceu 832 bolsas no total. A primeira edição foi exclusiva para mulheres em todo Brasil, a segunda para jovens de baixa renda de São Carlos e a terceira, focada em pessoas em deficiência. Em menos de 6 meses após o curso, mais de 2/3 dos beneficiados conseguiram emprego na área ou aumento de renda. Estima-se que só no Brasil nos próximos cinco anos, teremos falta de mais de 800 mil de profissionais de TI, “ou seja, as oportunidades de carreira em tecnologia são imensas”, reforça o executivo da Serasa Experian.