Início » Com apoio do Governo do Amazonas, projeto em Coari usa grãos de kefir e frutas regionais em aulas de Química
Amazonas Geral

Com apoio do Governo do Amazonas, projeto em Coari usa grãos de kefir e frutas regionais em aulas de Química

Realizado na Escola Estadual João Vieira o projeto recebeu apoio do Programa Ciência na Escola, da Fapeam

Uma experiência multidisciplinar realizada no município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus) resultou na produção de iogurte orgânico, feito a partir de grãos de kefir e frutas regionais. O estudo realizado na Escola Estadual João Vieira uniu conteúdo e prática como estratégia para envolver os estudantes na percepção das reações químicas nos materiais, nas experimentações básicas existentes no cotidiano e, principalmente, para o conhecimento do processo de fermentação. 

A pesquisa intitulada “O estudo de probióticos: a fabricação de iogurte orgânico com frutas regionais do município de Coari”, envolveu alunos do ensino médio e foi coordenada pela professora Jesiane Andrade Spíndola. O projeto contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) – Edital 004/2022, oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

O estudo multidisciplinar relacionou conteúdo das disciplinas ciências, biologia, química, nutrição, biotecnologia e empreendedorismo, a partir de metodologia científica, tendo como base outras pesquisas sobre o Kefir (alimento funcional), objetivando mostrar os benefícios do grão à saúde para equilíbrio da microbiota intestinal. 

“O experimento foi voltado para o consumo de probióticos no dia a dia, fazendo com que os alunos conheçam o processo de fermentação alcoólica e lática, o cultivo, cuidado e doação do kefir”, disse a pesquisadora. 

Metodologia 

De acordo com a coordenadora, para o processo do estudo foi elaborado um roteiro experimental e executado na escola, algumas práticas foram feitas em casa e o resultado foi levado para demonstração e degustação na própria escola. Para a execução da pesquisa foi adotada a questão: qual a incidência do kefir na alimentação de alunos do ensino médio? A pesquisa gerou, ainda, um resumo da experiência publicado como e-book no Congresso Internacional Movimentos Docentes.  

“Os alunos desenvolveram as etapas com êxito, aprenderam como fazer pesquisas por artigos relacionados à pesquisa e ajudaram a fazer o protocolo de produção. Conseguimos elaborar um iogurte que pode ser acessível a pessoas de baixa renda. Após toda prática, os estudantes envolvidos demonstraram para os colegas todo processo de preparação do iogurte, experimentação, além de cumprir com a proposta de mostrar os benefícios do uso do Kefir ao organismo”, comemora Jesiane Andrade. 

Sobre o kefir 

Os grãos de Kefir são uma colônia de microrganismos (bactérias e leveduras), que promovem a fermentação de bebidas e ajudam a regular o intestino. A bebida fermentada é produzida a partir do cultivo dos grãos em um substrato líquido (leite integral) e pode ser consumida de diversas formas.  

Programa Ciência na Escola 

O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa da Fapeam, direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica. 

Direcionado a professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus. 

Saiba mais sobre os editais da Fapeam em www.fapeam.am.gov.br