Início » Setor de mineração se beneficia com torres de energia solar
Notícias Corporativas

Setor de mineração se beneficia com torres de energia solar

Redução de custo operacional aliado ao aumento da autonomia e praticidade dessa tecnologia incentiva as mineradoras a adotarem a solução.

O mercado de energia solar vem se expandindo cada vez mais no país. Em janeiro deste ano, de acordo com dados da Absolar, a energia fotovoltaica alcançou a marca de 2º lugar em geração de energia elétrica, perdendo apenas para a energia eólica. Com tantos nichos utilizando de tal fonte, o mercado já acumula R$125 bilhões em investimentos e a expectativa para 2023 é que haja um aumento de 52% em potência instalada.

Originalmente usada como opção para a geração de energia, a tecnologia fotovoltaica começa a avançar em um dos setores mais importantes da economia brasileira, a mineração, como solução de iluminação das operações, conciliando redução de custos e maior praticidade, além de eliminar o uso de combustíveis fósseis nessa aplicação.

Componentes cruciais para a indústria de mineração, as torres de iluminação proporcionam condições de trabalho mais seguras e operações contínuas.

As soluções atualmente disponíveis no mercado brasileiro propiciam autonomia de uso que pode atingir até quatro jornadas noturnas, além de tecnologia que permite o carregamento das placas solares mesmo em condições climáticas desfavoráveis.

“As placas solares fazem parte da estrutura da torre de iluminação, sendo necessário apenas posicioná-las no local desejado, com as placas abertas para o funcionamento do equipamento. O carregamento é feito a partir da energia solar e é efetivado mesmo em dias nublados”, explica Arthur Lavieri, CEO da Tecnogera, empresa brasileira especializada em soluções e locação de equipamentos de energia temporária e iluminação, que conta com sedes e equipes nas principais regiões mineradoras do país.

Características da iluminação

A mineração é uma atividade que frequentemente opera 24 horas por dia, em ambientes subterrâneos ou em áreas remotas e isoladas. A iluminação adequada é essencial para garantir a segurança dos trabalhadores, prevenindo acidentes e melhorando a visibilidade em áreas de risco.

Com a iluminação fornecida pelas torres, é possível manter a produtividade em níveis elevados durante as operações noturnas, prolongando o tempo disponível para a extração mineral, o que por sua vez, ajuda a otimizar o processo e reduzir custos. Além disso, de acordo com Arthur, a utilização de modelos movidos a energia solar garante a qualidade de iluminação e oferece ganhos para as mineradoras, conferindo agilidade no carregamento das baterias.

“É importante reforçar que a torre de iluminação solar garante a mesma luminosidade dos modelos a diesel, com destaque para os benefícios de economia e sustentabilidade”, completa Lavieri.

Para saber mais, basta acessar: www.tecnogera.com.br