Início » Gratuito: curso de gestão ágil para aceleração de ONGs com inscrições abertas
Geral

Gratuito: curso de gestão ágil para aceleração de ONGs com inscrições abertas

Programa de Aceleração de Impacto Social (Pais) recebe inscrições até 21 de julho - primeira etapa será um curso de gestão ágil pelo WhatsApp, com chatbot interativo.

O Programa de Aceleração de Impacto Social (Pais) está com inscrições abertas para ONGs de todo o país interessadas em aprimorar suas técnicas de gestão e captação de recursos. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser realizadas até 21 de julho pelo site do programa – www.pais.org.br/pais-2023. A iniciativa é do Instituto Bancorbrás, Instituto Sabin, Instituto BRB, Instituto +Brasal e Instituto Sicoob, em parceria com a Phomenta.

Assim como na edição de 2022, a primeira fase do programa será conduzida inteiramente pelo WhatsApp, tornando o acesso ao conteúdo mais fácil. O curso de Gestão Ágil via WhatsApp é gratuito e aberto a todos os interessados. Com base no engajamento das organizações, serão selecionadas 40 delas para prosseguirem com 2 módulos de capacitação.

Os módulos abordarão os seguintes temas: Captação de Recursos & Sustentabilidade Financeira, e Gestão de Pessoas & Voluntariado Estratégico. Essa iniciativa combina conceitos teóricos e exercícios práticos para maximizar o aprendizado das ONGs. Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 124 organizações em todo o país, resultando em um impacto direto de arrecadação de mais de R$ 3,8 milhões.

Interatividade

Para tornar o curso mais dinâmico e envolvente no WhatsApp, os participantes responderão questionários, realizarão atividades práticas e terão acesso a recomendações de vídeos, textos e outros materiais complementares. Um chatbot interativo exclusivo foi criado para o programa, com o objetivo de oferecer autonomia aos alunos, otimizar o tempo e ampliar o alcance do projeto. O uso dessa ferramenta familiar, que consome poucos dados, permite que pessoas de diferentes organizações de todo o Brasil possam participar da capacitação. Além do chatbot, também haverá sessões para esclarecer dúvidas dos participantes.

Participantes terão acesso a edital exclusivo

As organizações que demonstrarem maior engajamento na capacitação via WhatsApp terão a oportunidade de participar de um edital exclusivo que selecionará 40 delas para uma capacitação online e ao vivo em Captação de Recursos & Sustentabilidade Financeira, e Gestão de Pessoas & Voluntariado Estratégico. Essa etapa será conduzida por uma equipe de especialistas da Phomenta, especializados em formação para empreendedores sociais. Além do engajamento, as organizações também precisam cumprir alguns pré-requisitos para ingressar na segunda etapa de capacitação. Esses pré-requisitos incluem ter pelo menos um ano de CNPJ, contar com pelo menos uma pessoa contratada em tempo integral pela instituição e ter uma diretoria com mandato vigente de no mínimo seis meses após o término do programa.

A capacitação terá a duração de um mês e irá aprofundar o conteúdo do curso de Gestão Ágil, por meio de encontros online e ao vivo, além de também tocar nas questões mais importantes da gestão de organizações no dia a dia. A dinamicidade e interatividade do programa permitirão que as organizações compartilhem suas experiências com a mediação de profissionais da Phomenta e recebam orientações sobre o uso de ferramentas práticas. Nessa fase, as ONGs contarão com o acompanhamento de agentes para maximizar seu desenvolvimento.

Colaboração no Terceiro Setor

A colaboração entre institutos e organizações no Terceiro Setor desempenha um papel fundamental no Programa de Aceleração de Impacto Social (Pais), impulsionando a formação de redes e parcerias para promover mudanças significativas no status quo das instituições em um curto período de tempo. Nesse contexto, a filantropia colaborativa assume um papel de destaque, reunindo cinco institutos que trabalham em conjunto para fortalecer o Terceiro Setor através do Pais.

Essa abordagem inovadora representa uma mudança de visão, em que todos os envolvidos abraçam a ideia de colaboração e trazem seu conhecimento único, contribuindo de maneira significativa. As organizações participantes têm a oportunidade de se aproximar de renomados institutos brasileiros, estabelecendo parcerias, desenvolvendo novos projetos e proporcionando uma maior visibilidade ao trabalho das ONGs. O ambiente criado é propício para a troca de experiências e diálogo aberto.

Essa filantropia colaborativa demonstra sua relevância ao impulsionar ações conjuntas e estratégicas, fortalecendo a gestão e a transparência das organizações participantes. Um exemplo concreto dessa colaboração bem-sucedida foi a campanha de Matchfunding do Pais que aconteceu em 2023 pela plataforma Benfeitoria.

Foto: Freepik