Início » Lula defende investimentos na África como “formas de pagamento” por escravidão
Política

Lula defende investimentos na África como “formas de pagamento” por escravidão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a escala do avião presidencial para abastecimento em Cabo Verde, nesta quarta-feira (19), e, em rápido encontro com o presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, reafirmou o interesse do Brasil em investir na África.

“Quero recuperar a relação com o continente africano, porque nós brasileiros somos formados pelo povo africano, a nossa cultura, nossa cor, nosso tamanho é resultado da miscigenação entre índios, negros e europeus”, disse Lula, ao lado de Neves, em Praia, capital de Cabo Verde.

Lula também afirmou que o Brasil está disponível para cooperar com Cabo Verde em áreas como educação, saúde, agricultura e infraestrutura.

A visita de Lula a Cabo Verde é a primeira de um presidente brasileiro ao país em 23 anos.

Lula costuma dizer que o Brasil tem uma dívida histórica com países africanos por causa da escravidão. Ele pontuou que a “forma de pagamento” possível é investimento em tecnologia, formação e ajuda na industrialização e no setor agrícola da África.

Segundo o presidente, algumas das “formas de pagamento” planejadas pelo Brasil – em retorno às inúmeras contribuições dadas pelos africanos obrigados a vir para o país nos tempos de escravidão – envolvem compartilhamento de tecnologias, formação profissional de especialistas voltados às necessidades identificadas no continente e ajuda para a industrialização e agricultura na África.

De CNN Brasil.