Início » Alunos realizam feira de ciências utilizando materiais reciclados
Geral

Alunos realizam feira de ciências utilizando materiais reciclados

A atividade aconteceu em alusão ao mês do meio ambiente, unindo às disciplinas de Química, Física e Matemática

Estudantes da Escola Estadual Professora Ondina de Paula Ribeiro, no bairro Japiim, zona sul de Manaus, realizaram, nesta quarta-feira (14/05),  uma feira de ciências com os temas reciclagem do papel, contaminação do óleo e contaminação do igarapé do Mindu. A atividade aconteceu em alusão ao mês do meio ambiente, unindo às disciplinas de Química, Física e Matemática. 

Orientados pela professora da disciplina de Química e Educação Financeira, Suzan Ribeiro, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio se organizaram e se dividiram em três salas, cada uma voltada para um determinado tema.

A professora explicou a importância dos alunos realizarem a feira para sua vida cotidiana e para a educação ambiental. 

“O intuito principal da feira é falar para a comunidade que eles são os agentes transformadores do meio ambiente, para eles se enxergarem como transformadores de si mesmos, da comunidade escolar e dentro de casa mudarem a forma de pensar e transferir conhecimento para outras pessoas”, ressaltou a professora. 

Reciclar

A primeira sala abordou o tema “reciclagem de papel”, onde os alunos explicaram sobre o seu processo de descarte e degradação. Divididos em três equipes, eles apresentaram as etapas da reciclagem e demonstraram o processo, onde o papel foi transformado em papel machê.

Usando caixas de remédio, papel de caderno usado, tampas de garrafa e tinta feita com mingau de maizena, massa corrida e corante os alunos produziram as maquetes e os painéis.

A aluna Viviane Máximo, 15 anos, falou sobre os desafios do trabalho, principalmente porque os alunos precisavam produzir todo o material da feira a partir da política dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar).

“Fazer o trabalho foi bem difícil. Eu nunca tinha feito uma maquete desse tipo, não podíamos comprar nada ou ter tantos gastos como nas outras feiras. Tivemos que pensar e não foi fácil conseguir algumas coisas, como as caixas grandes que foram a base da maquete”, disse a estudante.

Reutilizar

Na segunda sala, os estudantes desenvolveram, por meio de conhecimentos de química, um meio ambientalmente correto do descarte ao óleo de fritura, reutilizando-o e transformando-o em sabão.

Utilizando Hidróxido de Sódio (NaOH), Álcool e Óleo de Fritura, os alunos reproduziram o experimento de como produzir sabão e explicaram sobre o processo de degradação do óleo na natureza. 

Repensar

Já na terceira sala, os estudantes explicaram sobre a semana do meio ambiente, sobre a história do igarapé do Mindu e seu processo de contaminação ao longo dos anos. 

Debatendo sobre questões de desmatamento da Amazônia e a poluição de rios e lagos, os estudantes falaram sobre como a contaminação do Mindu, um dos principais cursos de rios da cidade, impactou os centros urbanos do entorno.