Início » Luz, câmera, finanças: filmes mostram o caminho para uma vida financeira mais saudável
Saúde

Luz, câmera, finanças: filmes mostram o caminho para uma vida financeira mais saudável

Filmes têm o poder de envolver e cativar o público por meio da imersão na história contada. Mas, além do entretenimento, algumas obras também podem transmitir lições valiosas para o espectador nas variadas áreas do conhecimento. Por mais inusitado que pareça, a educação financeira não é uma exceção. Ao explorar narrativas envolventes e personagens inspiradores, determinados filmes oferecem insights práticos sobre como gerir melhor as contas pessoais e alcançar uma vida financeira estável.

“Ao apreciar o cinema com uma perspectiva atenta e crítica, aprendemos lições sobre análise de riscos, inovação e equilíbrio. Através dessas histórias, podemos nos inspirar a tomar decisões conscientes e informadas”, explica Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal.

Pensando nisso, a executiva sugere quatro filmes para se inspirar e iniciar uma relação mais saudável com o dinheiro. Confira:

À Procura da Felicidade

Este filme estrelado por Will Smith conta a história de Chris Gardner, um homem que enfrenta dificuldades financeiras extremas enquanto tenta construir uma vida melhor para ele e seu filho. Ele oferece uma lição valiosa sobre a importância da perseverança, determinação e planejamento financeiro para superar obstáculos e alcançar o sucesso.

Margin Call

Este drama mostra um período crítico durante a crise financeira de 2008 nos Estados Unidos, quando uma empresa de investimentos descobre que está à beira da falência. O filme destaca as consequências de decisões irresponsáveis e ilustra a importância de uma gestão de riscos adequada.

The Big Short: A Grande Aposta

Baseado em eventos reais, o filme conta a história de um grupo de investidores que previu a crise imobiliária nos Estados Unidos em 2008. Ele destaca a importância de fazer pesquisas aprofundadas antes de tomar decisões e questionar o status quo no mundo financeiro, além de alertar para os perigos das bolhas econômicas.

Moneyball: O Homem que Mudou o Jogo

Embora seja principalmente um filme sobre beisebol, “Moneyball” traz valiosas lições sobre administração financeira e estratégias inteligentes de investimento. Ele mostra como Billy Beane, gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics, utilizou uma abordagem estatística para montar uma equipe competitiva com recursos financeiros limitados.

“Sem dúvidas, filmes têm um poder inspirador muito grande, mas eles trazem apenas uma visão sobre o universo financeiro, e por isso é indicado complementar a experiência cinematográfica com estudos constantes sobre o assunto. Ao combinar a experiência audiovisual e emocional das histórias dos filmes com os conhecimentos adquiridos, os espectadores estarão melhor preparados para os desafios financeiros do mundo real”, indica Thaine.