Início » Igarapava (SP) efetua leilão na B3 e concede serviços de Água e Esgotamento
Notícias Corporativas

Igarapava (SP) efetua leilão na B3 e concede serviços de Água e Esgotamento

Projeto, que foi modelado pelo Grupo Houer, teve concorrência e trouxe novidades para a área de Saneamento no país. Ao contrário do que se esperava, a SABESP perdeu a concorrência para um grupo privado

Após intensa expectativa do mercado, a Prefeitura de Igarapava (SP), em colaboração com o Grupo Houer, concretiza o leilão destinado à concessão dos serviços de implantação, operação e gestão do sistema de adução, tratamento e distribuição de água e esgoto do município.

O intuito dessa ação é a seleção da proposta mais vantajosa segundo o critério de maior oferta de outorga. O Consórcio Igarawater, representado pela corretora Planner, apresenta-se como vencedor com uma proposta de R$ 24.500.000,00. O consórcio Igarawater supera a oferta da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) e consagra-se campeão no leilão de concessão dos serviços de saneamento do município de Igarapava (SP).

O projeto abrange os serviços de fornecimento, requalificação, operação, manutenção (preventiva, preditiva e corretiva) e outros procedimentos indispensáveis para assegurar a continuidade dos serviços. Estipula-se que o prazo de concessão perdure por 35 anos.

José Ricardo Rodrigues Mattar, prefeito de Igarapava, manifesta sua satisfação.“É com grande satisfação e esperança que venho hoje compartilhar o sucesso da realização e conclusão do nosso leilão de saneamento. Este é um marco para Igarapava e um passo significativo em direção a um futuro mais próspero e sustentável para nossa cidade. Este leilão é mais do que uma transação comercial. É o começo de uma jornada de transformação e progresso para Igarapava, e estou confiante de que construiremos uma cidade mais saudável, justa e com qualidade de vida para todos os nossos cidadãos”.

A estimativa é que essa concessão mobilize um investimento da ordem de R$ 21,5 milhões, sem incluir os custos operacionais e os benefícios indiretos e socioambientais gerados, tais como avanços na saúde, prevenção de enfermidades, apreciação imobiliária e do setor turístico. O projeto tem o objetivo de prover ao município, com uma população de 30 mil habitantes, aprimoramentos na estação de tratamento de esgoto vigente e em novas prestações de serviços em sintonia com o desenvolvimento da localidade.

“Sem dúvidas, é um novo momento para o Saneamento Básico no Brasil. E mais do que falar dos números, é importante mencionar a relevância e importância deste leilão para o setor da infraestrutura no Brasil. Ao final de todo o processo de modelagem, é muito importante perceber que o mercado está atento e competitivo. Esse é um exemplo de que é possível fazer inovações na infraestrutura brasileira”, explica Camillo Fraga, sócio-diretor do Grupo Houer, empresa responsável pela modelagem do projeto.  

O evento teve sua realização na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo. Guilherme Peixoto, superintendente de processos licitatórios da B3, expressa seu contentamento ao declarar: “Para a B3, é motivo de grande regozijo disponibilizar um cenário que, há mais de três décadas, facilita o diálogo entre projetos de excelência e investidores, visando aperfeiçoamentos na infraestrutura e nos serviços públicos, em benefício do crescimento nacional.”

O vídeo do leilão está disponível para visualização. Para acessar, basta clicar neste link