Início » Arte-Circuito Jardim Europa democratiza acesso à arte na capital paulista
Notícias Corporativas

Arte-Circuito Jardim Europa democratiza acesso à arte na capital paulista

Sexta edição será realizada no sábado, 21 de outubro, e conta com exposições de artistas internacionais como o fotógrafo argentino Edo Costantini, que inaugura primeira mostra individual em solo brasileiro na Galeria Mario Cohen

São Paulo, uma das cidades mais populosas e economicamente importantes do país, é conhecida também como um grande polo cultural. Com diversos tipos de manifestações artísticas, o local também é destino para o turismo de arte e rota para artistas nacionais e internacionais que buscam exibir seus trabalhos nos inúmeros museus, galerias, entre outros espaços espalhados pela capital.  

Como centro cultural multifacetado, diferentes regiões se destacam com estímulos à manifestação artística e programação com atividades voltadas para esse universo. Exemplos disso são os bairros Vila Madalena, com espaços como Museu da Pessoa, A Casa Museu do Objeto Brasileiro e a Imã Foto Galeria, e Jardim Europa, além da icônica região da Avenida Paulista, com instituições como Casa das Rosas, MASP e Japan House São Paulo. O Jardim Europa, em especial, é endereço de vários centros culturais como o MIS (Museu da Imagem e do Som), MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia), Casa Museu Ema Klabin, diversas galerias, além de muitas opções gastronômicas, sendo parte do roteiro turístico de quem visita a capital.  

O local também tem sido palco para diferentes iniciativas promoverem cada vez mais a democratização do acesso e o incentivo à visitação de espaços culturais na cidade, como é o caso do Arte-Circuito Jardim Europa. Com uma programação especial, a 6ª edição do projeto será realizada no sábado, 21 de outubro, reunindo sete galerias da região, dentre elas a Galeria Mario Cohen, a Galeria Lume, a Galeria Marília Razuk, entre outras. Com visitação gratuita e a disponibilização de vans para o público fazer o roteiro ao longo do dia, das 11h às 17h, o evento apresenta exposições de artistas nacionais e internacionais. 

Destaque para a exposição do multiartista argentino Edo Costantini, que inaugura sua primeira mostra individual em solo brasileiro na Galeria Mario Cohen, intitulada “Uma Flor Não é Uma Flor”, entre os dias 21 de outubro e 25 de novembro. Com curadoria de Clara Ríos, a mostra é composta por uma série inédita de 11 obras que retratam a efemeridade da natureza e marca a primeira vez em que o fotógrafo expõe seu trabalho de forma individual na América do Sul. Suas fotografias giram em torno do sublime da natureza, retratado por meio de representações etéreas das florestas do norte do estado de Nova York. 

O roteiro desta edição também inclui a mostra “A Voz do Rio” da artista visual Seba Calfuqueo, realizada pela Galeria Marília Razuk, que conta com diferentes linguagens e técnicas utilizadas pela artista, como vídeos de performances, desenhos e trabalhos realizados em cerâmica, todos tendo como ponto de partida o “rio”. A exposição apresenta histórias de conexão e defesa dos rios, desde o povo Mapuche até as conexões com povos indígenas da Amazônia. 

Já a Galeria Lume apresenta a exposição “Sobre Muros” do fotógrafo Julio Bittencourt, cujas obras abordam as diversas formas que esses muros se constroem no cotidiano. Assim, o fotógrafo guia o visitante por um recorte das fronteiras pseudo-invisíveis que permeiam a sociedade. 

Projetos como o Arte-Circuito Jardim Europa, composto também pelas galerias AM Galeria SP, Dan Galeria Contemporânea, Luciana Brito Galeria e Spiti.Auction, visam, não apenas destacar importantes regiões da cidade como roteiros culturais, mas principalmente incluir diferentes públicos ao democratizar o acesso às artes contemporâneas e novidades desse universo. Além disso, tais iniciativas podem reforçar cada vez mais a posição da capital paulista enquanto efervescente epicentro cultural.  

Serviço: 
Exposição Uma Flor Não É Uma Flor – Galeria Mario Cohen 
Abertura para o público: 21 de outubro de 2023, das 11h às 17h  
Em cartaz até 25 de novembro de 2023  
Local: Rua Capitão Francisco Padilha, 69 – Jardim Europa, São Paulo/SP 
Funcionamento: terça a sexta, das 11h às 19h; aos sábados, das 11h às 17h  
Entrada gratuita 
galeriamariocohen.com.br 

Exposição A Voz do Rio – Galeria Marília Razuk 
Abertura para o público: 21 de outubro de 2023, às 11h 
Em cartaz até 16 de dezembro de 2023 
Local: Rua Jerônimo da Veiga, 62 – Itaim Bibi, São Paulo/SP 
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h30 às 19h; Sábados, das 11h às 16h 
galeriamariliarazuk.com.br 

Exposição Sobre Muros – Galeria Lume 
Abertura para o público: 21 de outubro de 2023, às 11h 
Em cartaz até 25 de novembro de 2023 
Local: Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa – São Paulo/SP 
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 20h; Sábados, das 11h às 15h 
galerialume.com 

Sobre a Galeria Mario Cohen 
A Galeria, aberta em 2000, no Rio de Janeiro, foi a primeira da América Latina a dedicar um espaço exclusivamente para valorização da fotografia como expressão artística, instalando-se em São Paulo em 2015. Em sua vida profissional, Mario Cohen usou a arte e a cultura como forma de agregar valor, sendo responsável, além da Coleção Pirelli/Masp, pela criação do Museu da Língua Portuguesa, do Auditório Ibirapuera com sua escola de música, do Prêmio Tim para Música Brasileira, do Tim Festival, entre outros.