Início » Varejo aumenta procura por profissionais de trade marketing
Notícias Corporativas

Varejo aumenta procura por profissionais de trade marketing

C2C, divisão de marketing promocional da Gi Group Holding, registra crescimento de até 46% em volume de contratações entre janeiro e setembro deste ano

O varejo está investindo em ações nos pontos de venda em busca da recuperação da atividade neste ano. Com isso, a procura por profissionais de trade marketing, reposição e merchandising para atendimento aos clientes vem registrando forte crescimento.


Entre janeiro e setembro de 2023, a C2C, divisão de marketing promocional, trade marketing e sales da Gi Group Holding, registrou um aumento de 33% no volume de profissionais contratados para atuar no varejo alimentar em relação ao mesmo período do ano passado. No varejo de bens de consumo, houve um crescimento de 39%, enquanto o varejo de moda e luxo apresentou um salto de 46%.


“Os dados são extremamente positivos e mostram a preocupação das lojas físicas com o processo de experiência dos clientes na ponta. Para enfrentar os atuais desafios, como a migração dos consumidores para as compras online, é preciso cada vez mais investir em ações que promovam uma experiência diferenciada no ponto de venda. Nesse sentido, torna-se fundamental melhorar e otimizar o processo de seleção de funcionários no varejo, buscando profissionais qualificados e alinhados com a cultura da empresa”, afirma Julio Bastos, superintendente da C2C.


De acordo com o estudo conduzido pelo Instituto Brasileiro dos Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e pela FIA Business School, as vendas do varejo ampliado devem registrar um aumento significativo de 5,2% no período de janeiro a novembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, quando se trata do varejo restrito (que exclui vendas de automóveis, motos, peças e material de construção), a expectativa é de um crescimento mais modesto de 1,2%, descontada a inflação.


Bastos afirma que se essas projeções se concretizarem, o setor estará caminhando para superar o desempenho de 2022, quando a receita real do varejo restrito cresceu apenas 0,68% em relação a 2021, e a do varejo ampliado recuou 0,69%, em um cenário de inflação mais elevada.


“O varejo brasileiro enfrenta desafios, mas também apresenta oportunidades de crescimento em 2023. O setor está se esforçando para superar as dificuldades dos anos anteriores e caminhar em direção a um desempenho mais sólido. A inovação desempenha um papel crucial na evolução do varejo que precisa de soluções criativas e eficazes”, diz o especialista.